Política Titulo Santo André
PTB anuncia apoio a Paulinho e indica Zacarias a vice

Em reunião com Campos, petebistas encerram
novela sobre futuro na eleição de outubro

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
27/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Pré-candidato do PSDB a prefeito de Santo André, o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos Paulinho Serra anunciou ontem aliança com o PTB e, em acordo com o presidente paulista petebista, deputado Campos Machado, terá o vereador Luiz Zacarias (PTB) como número dois em sua chapa.

A parceria foi selada ontem à tarde, em tradicional hotel onde Campos costuma organizar suas reuniões políticas. Segundo o cacique do PTB, a decisão de apoio a Paulinho ocorreu por identificar que o tucano “tem grande possibilidade de ganhar” a eleição em Santo André.

“O Paulo não é terceira via. Vem para ganhar. Em Santo André, há tradição de o prefeito eleito começar a campanha eleitoral na terceira ou na quarta posição. Sou supersticioso e acho que isso irá se repetir”, disse Campos, em alusão à colocação de Paulinho no DGABC Pesquisas – em dezembro, o tucano aparecia em terceiro lugar, com 10,3%, atrás somente do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) e do atual prefeito, Carlos Grana (PT).

Na visão de Paulinho, a adesão do PTB é “divisor de águas” para a campanha. “O partido viu que nosso projeto é alternativa para a cidade. Mais do que uma terceira via na eleição. É o que verdadeiramente representa o novo em Santo André.”

Sobre a escolha de Zacarias como vice, o tucano lembrou do bom histórico de votações do petebista – em 2008, foi o mais votado da cidade, com 7.219 adesões, mas não se elegeu somente pelo quociente eleitoral do PR, seu partido à ocasião. “Também tem trabalho consistente na Câmara.”

Zacarias vinha se colocando como pré-candidato a prefeito pelo PTB, buscando se apegar no histórico para levar a empreitada à frente – a legenda rivaliza com o PT o comando da Prefeitura de Santo André desde a década de 1980.

Entretanto, o bloco petebista era assediado por todas as forças políticas da cidade. Grana iniciou diálogo para ter a sigla em seu arco de aliados, mas a conversa não avançou. Depois, Campos Machado fez aceno público para Aidan, reconhecendo equívoco no tratamento ao ex-prefeito durante a saída dele do PTB, em 2011. O gesto, porém, não foi suficiente para a construção avançar.

“Temos grande respeito pelo Aidan, não temos nada contra. Mas o diretório se reuniu e entendeu que o Paulinho era a opção. Além disso, o Paulinho propôs fusão de ideias de fato, não como vice de fachada, deixando o PTB dar seus pensamentos ao plano de governo, algo que não abrimos mão”, ponderou Zacarias.

Participaram da reunião ontem com Campos, além de Zacarias e Paulinho, a presidente do PTB andreense, Dinah Zekcer, e os vereadores Edson Sardano e Roberto Rautenberg. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;