Política Titulo
Lula: 'intercâmbio Brasil-Peru pode fechar ano em R$ 2 bilhões'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
09/11/2006 | 16:58
Compartilhar notícia


O aumento das trocas comerciais entre Brasil e Peru foi um dos pontos destacados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em que os dois governos assinaram 12 acordos bilaterais.

Segundo Lula, até o final de 2006 o intercâmbio comercial entre as duas nações poderá chegar a R$ 2 bilhões, o que representaria quatro vezes o volume das trocas desde 2001. Para o presidente, o crescimento é reflexo do bom desempenho da economia de ambos países.

“Vamos continuar trabalhando para estimular as vendas de produtos peruanos em nosso mercado. O Peru está hoje no horizonte estratégico das grandes empresas brasileiras dos setores de energia, mineração, siderurgia, construção civil e bens de consumo”.

Lula disse ainda que os dois países trabalharão juntos para ajudar a desbloquear as negociações na OMC (Organização Mundial do Comércio) e destacou o retorno do Peru ao G-20. “Juntos, estamos provando que é possível fazer com que o sistema multilateral de comércio se torne uma ferramenta de desenvolvimento”.

Ele também destacou a integração entre o Peru e o Brasil na área de infra-estrutura e falou que a construção da rodovia Interoceânia, que vai ligar os dois países, “é o cordão umbilical que faltava para que a nossa relação se tornasse definitiva, ampla e poderosa para se inserir na construção da Comunidade Sul-Americana de Nações”.

A reforma da ONU (Organização das Nações Unidas) e a ampliação do Conselho de Segurança do organismo internacional voltaram a ser defendidas por Lula. Ele agradeceu o apoio que García tem dado à candidatura brasileira para uma vaga como membro permanente do Conselho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;