Internacional Titulo
Povos indígenas pedem voz e voto para a Cúpula das Américas
Da AFP
03/11/2005 | 14:15
Compartilhar notícia


Os representantes das comunidades indígenas da América pediram nesta quinta-feira para que suas reivindicações sejam levadas em conta na hora das decisões sobre a integração continental, durante uma reunião com os chanceleres encarregados da preparação da IV Cúpula das Américas, em Mar del Plata (Argentina).

Um texto nesse sentido, assinado por delegados que representam 50 milhões de indígenas, solicita aos governos do continente americano que os acordos sobre temas econômicos e comerciais tenham como base condições de igualdade e justiça.

Também destaca a necessidade de minimizar os impactos negativos, garantindo o respeito aos direitos humanos e a preservação da biodiversidade.

"O documento expressa os pontos mais preocupantes relacionados a como os acordos multilaterais afetam nossas comunidades" explicou Awkan Huilcaman, um líder mapuche chileno.

"Nossos governos impulsionam o desenvolvimento sem consultar a nós, indígenas. Simplesmente nos ignoram" queixou-se Sonia Henrique, coordenadora da Liga Continental de mulheres indígenas. As comunidades nativas ressaltaram também as disputas sobre a propriedade da terra, recordando que em muitos países como Brasil, Paraguai e Colômbia, as reclamações neste sentido levaram à ocupação de fazendas e a confrontos com a polícia.

Sessenta e cinco por cento dos povos indígenas, que ocupam uma quarta parte das terras do continente, não possuem documentos que certifiquem seus direitos de propriedade.

Também expressaram preocupação com os efeitos das negociações comerciais sobre os ecossistemas e advertiram sobre o risco que representam para a biodiversidade algumas políticas de exploração dos recursos naturais, destinadas a satisfazer as políticas de mercado.

Os delegados indígenas que portavam bandeiras de suas comunidades, muitos deles com trajes típicos, redigiram o documento durante uma assembléia paralela que reuniu, durante três dias, representantes dos povos autóctones que vivem do Alasca à Terra do Fogo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;