Internacional Titulo
Irã descarta suspenção de atividade nuclear
Da AFP
01/08/2005 | 10:14
Compartilhar notícia


O Irã descartou nesta segunda-feira a possibilidade de voltar a suspender totalmente suas atividades nucleares, assegurando que não abriria mão delas mesmo ante uma eventual ameaça de ataque militar americano.

"Sim, em suas propostas, os europeus evocam o direito do Irã ao enriquecimento de urânio ou nos fazem propostas a respeito, mas está descartado voltar a uma suspensão total", declarou um dos negociadores iranianos, Ali Agha Mohammadi, em referência às negociações com a UE (União Européia), que buscam garantias sobre os fins civis do programa nuclear do país asiático.

As declarações de Agha Mohammadi foram realizadas após o anúncio de que o Irã se preparava a retomar nesta segunda-feira as tarefas de conversão de urânio em sua usina de Ispahan (centro), sem esperar as propostas de cooperação da UE.

Agha Mohammadi também mencionou a hipótese de um eventual ataque dos Estados Unidos contra o programa nuclear iraniano. "Sentimos que há ameaça, que há mudanças no posicionamento de suas forças", acrescentou. "Não estamos indiferentes a estas ameaças, mesmo que conheçamos os limites das capacidades militares americanas”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;