Política Titulo
Fechamento não livra Fundação Sarney
27/10/2009 | 07:37
Compartilhar notícia


Representantes do Ministério Público afirmaram ontem que, fechada ou aberta, a Fundação José Sarney continuará sendo obrigada a se explicar sobre as irregularidades em suas contas, dentre elas a suspeita de desvio de verba repassada pela Petrobras. A promotora Sandra Mendes Elouf, titular da Promotoria Especializada em Fundações e Entidades de Interesse Social de São Luís, disse que a responsabilidade pelos desvios continuará a ser investigada.

"Desconheço oficialmente essa decisão de fechar a fundação, mas se ela realmente for extinta, os procedimentos continuarão a tramitar e as responsabilidades continuarão a ser investigadas", disse a promotora, que em julho concluiu a análise das contas de 2004 a 2007 da entidade e anunciou a intervenção na entidade - o que não aconteceu até hoje porque seus representantes procuraram o Ministério Público e prometeram que, em novembro, integrantes do Conselho Curador seriam substituídos.

O Ministério Público Federal também informou que o anunciado fechamento da fundação não altera as investigações que estão em curso na Procuradoria da República no Maranhão. Desde agosto, o procurador da República no Maranhão, Regis Richael Primo da Silva, investiga o desvio de recursos públicos pela entidade mantida pelo presidente do Senado. O processo já contém 17 volumes e apura o destino dos recursos da Petrobras no projeto cultural.

O jornalista Fernando César Mesquita, secretário de Comunicação Social do Senado e braço-direito de José Sarney, confirmou que o senador pelo PMDB do Amapá deverá devolver o centenário Convento das Mercês, sede da fundação, ao patrimônio do governo estadual.

Fechamento - A decisão de fechar as portas da Fundação José Sarney foi anunciada pelo próprio Sarney, presidente vitalício da entidade que leva seu nome. Em nota divulgada na tarde de ontem, o peemedebista afirmou, no entanto, que a decisão final caberá ao Conselho Curador da fundação, formado por amigos e assessores dele.

"Explicito, com profundo sofrimento, que essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores da instituição." A razão do fechamento é simples: tornou-se tarefa difícil arrumar doadores que aceitem contribuir com fundação sob suspeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;