Internacional Titulo
Especialista da ONU denuncia 'barcos-prisões' nos EUA
Da AFP
28/06/2005 | 10:53
Compartilhar notícia


O relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a tortura, Manfred Nowak, afirmou nesta terça-feira que prisioneiros suspeitos de terrorismo estão detidos em barcos-prisões secretos americanos.

"Existem acusações muito sérias de que os Estados Unidos mantêm campos secretos, sobretudo em barcos, no Oceano Índico", afirmou o especialista . "Se trata unicamente de boatos, mas estes parecem suficientemente fundamentados para merecer uma investigação oficial".

Na quinta-feira passada, Nowak e outros três especialistas da ONU responsáveis pelos direitos humanos anunciaram em Genebra a abertura de uma investigação sobre os prisioneiros de Guantánamo, um ano depois da apresentação de um pedido de visita a base americana em Cuba e a outras prisões no mundo.

"Nós aceitamos, a pedido do Departamento de Estado e do Pentágono, limitar em uma primeira etapa nossa investigação a Guantánamo, mas mesmo assim não recebemos uma resposta positiva", lamentou Nowak.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;