Economia Titulo Queda nas vendas
Pirelli dará férias coletivas por 13 dias em Santo André

Fabricante de pneus deverá demitir mais 120 nas próximas semanas, diz sindicato

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/02/2016 | 07:25
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Pirelli dará 13 dias de férias coletivas para os funcionários da fábrica de Santo André. O objetivo é ajustar a produção diante da queda na demanda por pneus novos. Balanço da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) mostra que, no ano passado, a venda de pneus para as montadoras caiu 23,9% no Brasil. Mesmo com alta de 9% na comercialização de unidades para reposição, o setor retraiu 1,2% em relação a 2014.

O presidente do Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo e Região, Marcio Ferreira, afirma que, além das férias coletivas, a empresa pretende demitir mais 120 trabalhadores. Em janeiro, outro grupo com o mesmo número de pessoas foi desligado.

No início da tarde de ontem, os sindicalistas fizeram protesto na porta da fábrica para exigir o pagamento de verbas rescisórias e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) a 300 ex-funcionários (além dos 120, outros 170 que foram cortados nos últimos meses de 2015). Segundo Ferreira, a Pirelli se comprometeu a acertar os pagamentos nos dias 22 e 26.

Ao Diário, a empresa diz que “frente ao cenário econômico nacional, está continuamente avaliando medidas que visam adequar o nível de produção de pneus a demandas atual e futura do mercado. A Pirelli confirma também o pagamento de todos os valores devidos aos demitidos, de acordo com os procedimentos internos”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;