Economia Titulo São Caetano
General Motors paralisa a produção para diminuir estoque
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
19/02/2016 | 07:01
Compartilhar notícia


A General Motors irá paralisar hoje a produção na planta de São Caetano. Segundo o presidente do sindicato dos metalúrgicos da cidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, o day-off (folga remunerada) tem o objetivo de diminuir os estoques da montadora, que estão elevados em razão da queda na demanda por veículos zero-quilômetro no País. As atividades na fábrica serão retomadas na segunda-feira.

Outra ferramenta que está sendo utilizada para adequar a produção é o lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho), que está em vigor para 2.300 funcionários. O prazo para término do afastamento é dia 7 de março, e a montadora ainda não informou o que será feito com esse grupo. O temor dos trabalhadores é que a GM opte por demitir pelo menos uma parte deles.

Uma das alternativas que podem ser adotadas é o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), cogitado pelo sindicato, mas ainda não discutido com a GM. A medida permite ao empregador reduzir a carga horária e o salário pago aos funcionários em até 30%. Metade do valor suprimido é coberta pelo FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), com teto de R$ 1.002,45 (equivalentes a 65% da maior parcela do seguro-desemprego). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;