Memória Titulo Memória
Livros, revistas, memória...

Publicações de autores do Grande ABC...

Ademir Medici
19/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


HISTÓRIA DO FUTEBOL DO NORTE E DO NORDESTE

Autor: Eulárnio Santos Silva. Casa do Autor Editora. O autor é natural do Estado da Bahia, município de Morro do Chapéu, que fica a quase 600 quilômetros de Salvador. Como tantos nordestinos, ele veio para São Paulo e tornou-se metalúrgico. Este é seu primeiro livro.

Em 152 páginas, reúne passagens, resultados, tabelas de campeonatos, histórias de estádios. Uma bela síntese do futebol de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí...

Eulárnio fala dos clássicos do Norte e do Nordeste. Da Copa Norte, da Copa do Brasil. Um dos capítulos focaliza os apelidos dos times: Papão da Curuzu (Paysandu de Belém do Pará), Leão do Pici (Fortaleza), Tigrão da PM ou Amarelão da PM (Tiradentes do Piauí).

E logo nas primeiras páginas, uma alusão ao Grande ABC: “(...) O jogo foi no Estádio Anacleto Campanella, do São Caetano. Ali foi uma emoção muito grande, já que o Santa Cruz tinha 11 anos que não disputava o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. A torcida do Santa Cruz comemorou a vitória dentro de campo, no gramado dos adversários.”

Ultimamente, o autor residia na Vila Liviero, na divisa de São Paulo com o Grande ABC. Mas perdera o emprego. Sem colocação, planejava retornar ao Nordeste.

CABEÇA ATIVA, revista lítero temática.

Número 32. Tema: Tempestade. Editores: Cláudia Brino & Vieira Vivo. A cada três meses, uma revista, sempre com uma temática conhecida por antecedência e que permite a participação de todos os interessados. Sobre ‘Tempestade’, escreveram, entre outros:

- Marly Barcuco Palma: “Muita chuva... vento... Sumiram do meu jardim todos os colibris!”

- Viviane Pereira: “Tempestade, agitação atmosférica que tem início quando ele diz que vai chegar mais tarde para jantar.”

- Jairo Araujo (morador de rua): “Noite de temporal. Divido o meu papelão com o companheiro.”

- Iraí Verdan: “Chuva de granizo. Batucada diferente no barraco de zinco.”

- Sérgio Sampaio (trecho musical): “O pior dos temporais aduba o jardim.”

O próximo tema promete: ‘Amor’.

Contato com os editores: caixa postal 156, Centro, São Vicente (SP). Cep: 11.310.971.

JOÃO TACHINHA, SUAS AVENTURAS E SUAS HISTÓRIAS

Autor: João Sérgio Rimazza, de Mauá. Livro autobiográfico, já informado por Memória. Mas é outra coisa ter em mãos o próprio volume – antes só tínhamos trechos.

Rimazza conta histórias que vão além da sua pessoa. Um subsídio importante para a História da cidade em que nasceu, a Mauá (ex-Pilar).

Do capítulo Os equívocos políticos, citamos os três casos narrados:

1 – O Amaury Fioravante não dar apoio ao grupo político que o elegeu, principalmente a Manoel Moreira, que depois foi eleito vice-prefeito na chapa com Leonel Damo.

2 – O recolhimento dos exemplares do Diário no fim da campanha do José Carlos Grecco, em 1988: isso custou a Grecco a eleição para prefeito, que era dada como favas contadas.

3 – O chamado Túnel do Tempo, idealizado pelo PT, que custou a eleição do Márcio Chaves, que era dada como certa.

ENCAIXE, de Claudia Brino e Vieira Vivo (Ed. Costelas Felinas)

Poemas escritos até 2013, agora com interferências pontuais dos autores – interferências devidamente registradas.

Escreve Claudia: “A palavra é macerada, onde a sombra se aconchega, depois colocada em infusão e tornada e tomada a pequenos goles. É o chá das cinco de Deus”. No caso, a interferência é a linha 2, “onde a sombra se aconchega.”

Escreve Vieira: “A sombra movimenta-se à cata do solo, tornando-se cúmplice de tudo que faço, e este acolhe em seu corpo a projeção da matéria. E o solo torna-se leito onde a sombra se aconchega aos abraços das lonjuras.” A interferência está na frase “tornando-se cúmplice de tudo que faço”. Coisas de poetas.

Contato com os editores: caixa postal 156, Centro, São Vicente (SP). Cep: 11.310.971.

Os 30 anos do União do Morro

A comunidade do Parque Capuava está em festa. O Esporte Clube União do Morro completa 30 anos neste mês de fevereiro. Otaviano Crispiniano da Rocha, o Tarzan, informa que a confraternização será amanhã, com churrasco e pagode. Ainda sem resposta da Prefeitura de Santo André para o abaixo-assinado entregue em 2013, a luta por um espaço para a comunidade continua viva como nunca.

A festa do União do Morro será no fim da Avenida dos Estados. Lógico: em Capuava.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 1986 – ano 28, nº 6062

Manchete – Os prefeitos Walter Braido, de São Caetano, e Jânio Quadros, de São Paulo, iniciam obras contra enchentes na divisa dos dois municípios. Haverá o desassoreamento em cinco quilômetros do Ribeirão dos Meninos

Santo André – Prefeitura e Demétrio & Luchesi – Escritório Técnico de Engenharia Estrutural – assinaram contrato ontem para elaboração do projeto do Parque Municipal em área de 626 mil m² na Avenida Pereira Barreto.

São Bernardo – Erosão leva parte da Rua 22, no Parque Selecta.

Vida – Quadrigêmeos nascem no Hospital Neomater, em Rudge Ramos, filhos de Telma Marta de Moura Dini e Adolfo Dini Filho.

Morte – Compositor Nelson Cavaquinho, 75 anos, morre no Rio de Janeiro.

Em 19 de fevereiro de...

1876 – Inspetor-geral da Instrução Pública comunica ao Tesouro Municipal de São Paulo o exercício dos professores públicos de primeiras letras de São Bernardo, do bairro da Fazenda Velha e de Campo Largo de Sorocaba.

1916 – Fabiano Jorge da Silveira, do Paraná, visitou Santo André. Ele pretende instalar um estábulo modelo no distrito.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os Estados Unidos reconhecem o direito dos navios mercantes se armarem para a defesa própria’.

1951 – Historiador Wanderley dos Santos nasce em São Paulo. Escreveu Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892, obra básica da Histórica local.

Hoje

- Dia do Esportista

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Osasco, Taboão da Serra, Severínia e Tapirai.

Santos do Dia

- São Conrado de Placência ou Piacenza. Frei. Viveu 40 anos na oração e na penitência. Morreu a 19-2-1351.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Álvaro de Cordova

- Gabino 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;