Internacional Titulo
TV iraquiana mostra cinco prisioneiros americanos
Do Diário OnLine
23/03/2003 | 21:25
Compartilhar notícia


 Imagem exibida pela TV iraquiana A TV estatal do Iraque e a rede de notícias Al Jazeera (Qatar) exibiram neste domingo imagens de cinco americanos que teriam sido aprisionados por combatentes iraquianos. As emissoras mostraram ainda os cadáveres de cinco soldados supostamente americanos que teriam sido mortos em combate. Momentos antes da divulgação das imagens, o Pentágono admitiu que há soldados americanos presos por militares iraquianos.

As imagens da TV iraquiana mostram uma mulher e quatro homens americanos. Todos são interrogados por um repórter, que pergunta seus nomes, seus números de identificação militar e seus locais de origem. Três disseram ser do Texas, um de Nova Jersey e outro do Kansas. A mulher e um dos homens estão feridos.

A única mulher mostrada na TV, uma afro-americana de aproximadamente 30 anos, do Texas, afirmou pertencer a uma unidade de manutenção mecânica do Exército americano. "Integro a 507ª unidade de manutenção", disse.

Na transmissão iraquiana, algumas respostas em inglês dos supostos prisioneiros são substituídas pela voz de um narrador árabe, que chama os estrangeiros de "espiões" e comemora as capturas.

As imagens causaram muita repercussão nos Estados Unidos. O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, classificou o vídeo como "propaganda" iraquiana. O chefe das Forças Armadas, Richard Myers, disse que a exibição viola a Convenção de Genebra sobre os prisioneiros de guerra e classificou o fato como "apenas um crime a mais do governo iraquiano". O presidente George W.Bush lamentou as baixas e disse esperar que os americanos sejam tratados como prisioneiros de guerra. "Temos valores e princípios", respondeu o ministro iraquiano da Defesa, Sultão Hachem Ahmed.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;