Internacional Titulo
Iraque dispara mísseis contra avioes norte-americanos e britânicos
Das Agências
25/12/2000 | 18:46
Compartilhar notícia


O Iraque afirmou que nesta segunda-feira que disparou mísseis contra caças norte-americanos e britânicos que efetuavam ataques aéreos no sul do país, obrigando-os a se retirarem. 'As baterias de mísseis e da DCA (defesa anti-aérea iraquiana) dispararam contra avioes de combate inimigos que efetuavam ataques sobre as províncias de Basora, Zo-Qar, Muthanna e Nejaf (Sul). Os avioes inimigos escaparam para suas bases na Arábia Saudita e Kuwait", declarou um porta-voz militar em Bagdá, citado pela agência oficial INA.

Incidentes similares acontecem quase que diariamente entre o Iraque e avioes norte-americanos e britânicos que vigiam duas zonas de exclusao aérea, impostas por Washington e Londres depois da Guerra do Golfo em 1991, no norte e sul do país. O Iraque nao reconhece estas duas zonas, que nao estao sob orientaçao da ONU.

Segundo Bagdá, estes ataques aéreos, realizados por norte-americanos e britânicos, já causaram um total de 317 mortos desde dezembro de 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;