Política Titulo
PT evita prévias e recomenda acordos para poupar Dilma
05/03/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


O diretório nacional do PT vai aprovar hoje resolução política recomendando às seções estaduais do partido que evitem prévias para a escolha de candidatos aos governos e ao Senado. A ideia era proibir com todas as letras as prévias, sob o argumento de que guerra interna entre petistas pode respingar na campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A tendência, porém, é adotar agora solução de meio termo, sem vetar a prévia no papel, mas agindo nos bastidores para desidratá-la.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu à cúpula do PT que atuará para impedir uma disputa fratricida entre pré-candidatos petistas ao Senado no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Mato Grosso. "Prévia não tem sentido neste momento, mas respeito qualquer decisão", afirmou o prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias. Se não houver acordo, Lindberg terá de enfrentar a secretária de Ação Social do governo fluminense, Benedita da Silva, que também está de olho em vaga ao Senado.

O estatuto do PT determina a realização de prévia, com voto dos filiados, quando houver mais de um postulante ao mesmo cargo majoritário. Trata-se de tradicional mecanismo de escolha no partido. Mas, na tentativa de evitar embaraços para a campanha de Dilma, o Diretório Nacional do PT prega acordo entre os pré-candidatos nos encontros estaduais, que começam neste mês e devem ser esticados até junho, para a definição da política eleitoral e da tática de alianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;