Cultura & Lazer Titulo
Festival traz como tema a causa verde em São Sebastião
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
01/10/2003 | 19:51
Compartilhar notícia


Enquanto instrumento de debate, o cinema tem se aproximado cada vez mais da questão ambiental. Nos anos 50 e 60, o engajamento foi social; logo após, político; e, agora, no século XXI, a ecologia é fator presente. Há até recentes festivais destinados exclusivamente a essa produção, como o Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás), que entrará em sua 5ª edição, e o Ecocine, em São Sebastião, no litoral paulista, que já teve duas.

A deixa é perfeita para o 1º Ecofest (Festival de Filmes, Vídeos e Programas de TV Dedicados a Ecologia, Natureza e Aventuras), realizado entre esta quinta-feira e domingo na Sala Cinemateca. A seleção priorizou obras nacionais, que fazem registros do meio ambiente direta ou indiretamente.

Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, convive na mesma programação em que está O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles. Iracema (1975) é caso exemplar da repressão ao cinema durante o regime militar no Brasil. Bodanzky denunciava queimadas na mata para abrir caminho para a construção da Transamazônica. Mas os militares de Geisel não gostaram e censuraram o filme até 1980.

A mesma Amazônia serviu de cenário dezenas de vezes a Silvino Santos, diretor português que é retratado em O Cineasta da Selva (1997). Foi pioneiro do cinema silvícola no Brasil, por meio do qual fez registros antropológicos de populações indígenas a partir da década de 10.

Nos quatro dias de Ecofest, haverá ainda espaço para Tainá – Uma Aventura na Amazônia (2000), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, o curta Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado, e filmes do mergulhador-cinegrafista Lawrence Wahba sobre vida marinha. Todos comungados, com mais ou menos intensidade, sob a causa verde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;