Internacional Titulo
Rússia faz exposiçao inédita sobre Hitler
Do Diário do Grande ABC
26/04/2000 | 15:14
Compartilhar notícia


Um pedaço de crânio de Hitler, perfurado por uma bala, assim como vários objetos pessoais que pertenceram ao ditador nazista, foram mostrados pela primeira vez, nesta quarta-feira em Moscou, numa exposiçao organizada com os arquivos dos serviços secretos russos. A exposiçao, porém, nao termina com o mistério em torno da morte do ex-ditador nazista.

Dois pequenos fragmentos do osso occipital calcinados com um buraco ``devido à saída de uma bala' sao a atraçao maior da exposiçao batizada ``Agonia do Terceiro Reich - O Castigo' organizada na véspera do 55º aniversário da vitória da Segunda Guerra mundial que se realiza na Rússia a 9 de maio.

Outras peças históricas, especialmente a ata original da rendiçao da Alemanha, testemunhos escritos de colaboradores de Hitler, descrevendo-o pouco antes de sua morte, assim como o mapa do bunker em que o dirigente nazista viveu seus últimos dias, sao apresentados na exposiçao, organizada por ocasiao do aniversário da vitória sobre a Alemanha, que na Rússia é celebrada em 9 de maio.

Oficiais do NKVD (polícia secreta de Stalin) confiscaram na Alemanha, após a guerra, vários documentos, assim como o fragmento do crânio.

Esses fragmentos, aproximadamente do tamanho da palma da mao, foram descobertos a 30 de maio 1946 perto do bunker onde o fuhrer se havia refugiado a partir de novembro 1944.

``Nao temos dúvidas de que os fragmentos do crânio pertencem a Hitler. Mas colaboramos com o centro federal de pesquisa médica para contestar antecipadamente a qualquer pergunta', afirmou o diretor de arquivos do Estado, Serguei Mironenko.

``Os documentos apresentados na exposiçao estavam classificados como top secret ou extremamente importantes', declarou numa coletiva Yakov Pogony, chefe do Departamento de Arquivos do FSB (serviços secretos, ex-KGB), ressaltando que eram mostrados em público pela primeira vez.

Os chefes dos arquivos têm opinioes contraditórias sobre as condiçoes em que Hitler se suicidou em 30 de abril de 1945.

``Pôs uma cápsula de cianureto na boca e depois se suicidou', afirma Mironenko. Esta versao explica por que nao se achou cianureto em seus órgaos internos, porque o veneno nao teve tempo de se espalhar, acrescentou.

A exposiçao será aberta ao público de quinta-feira até o próximo 25 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;