Internacional Titulo
Fujimori está pressionado por pedidos de segundo turno
Do Diário do Grande ABC
12/04/2000 | 13:10
Compartilhar notícia


O governo do presidente peruano Alberto Fujimori está encostado na parede, pressionado por vários pedidos para que se realize o segundo turno devido às denúncias de fraude nas eleiçoes de domingo. Fujimori tem 49,79% dos votos computados até agora, contra 40,39% do principal adversário, Alejandro Toledo. Essa porcentagem deve dar a vitória a Fujimori ainda no primeiro turno.

Segundo pesquisas de opiniao, o atual presidente seria derrotado se houvesse um segundo turno. Seis candidatos derrotados, que receberam cerca de 10% dos votos, já anunciaram apoio a Toledo.

As eleiçoes de domingo, em que Fujimori e Toledo se impuseram a outros sete candidatos, foram precedidas por várias denúncias de fraudes.

Milhares de manifestantes saíram às ruas para protestar contra os resultados oficiais que favoreceram Fujimori. Exigências pela realizaçao de um segundo turno surgiram de todos os setores do país e também do exterior, com veladas advertências de alguns governos, incluindo os Estados Unidos.

Os meios de comunicaçao e dirigentes políticos denunciaram que as irregularidades nas eleiçoes vao desde a falsificaçao das cédulas de votaçao até um plano para entrar nos computadores do sistema eleitoral com o objetivo de adulterar os resultados finais em favor de Fujimori.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;