Internacional Titulo
Índice de popularidade de Bush é igual à do ex-presidente Nixon
Da AFP
19/01/2005 | 14:45
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush começa seu segundo mandato com uma popularidade de 51%, número notoriamente mais baixa do que a maioria de outros presidente reeleitos nos Estados Unidos nos últimos 50 anos, segundo pesquisa do jornal USA Today, CNN e Gallup publicada esta quarta-feira.

Entre os presidentes que foram reeleitos nesse lapso somente Richard Nixon, no início de seu segundo período, em 1973, registrou uma popularidade de 51%, comparável à de Bush. No início de seu segundo período de quatro anos à frente da Casa Branca, o índice de aprovação para os presidentes Harry Truman em 1949, Ronald Reagan em 1985 e Bill Clinton em 1997 era superior a 60%, e o dos presidentes Dwight Eisenhower em 1956 e Lyndon Johnson em 1965 superava os 70%.

Curiosamente, a pesquisa assinala que 49% dos americanos acham que Bush ajuda a unidade de seu país e uma cifra similar que o divide. Sobre a guerra no Iraque, 52% dos consultados disseram que os Estados Unidos cometeram um erro ao enviar tropas a esse país, contra 47% que pensam o contrário.

A pesquisa foi realizada com 1.007 pessoas entre 14 e 16 de janeiro e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;