Internacional Titulo
Eleiçao presidencial turca terá segundo turno
Do Diário do Grande ABC
27/04/2000 | 12:50
Compartilhar notícia


O candidato do governo para a eleiçao presidencial turca, Ahmet Necdet Sezer, chefe da Corte Constitucional, nao conseguiu os votos necessários para ser eleito no primeiro turno da eleiçao realizada nesta quinta-feira no Parlamento.

Sezer obteve 281 votos dos 367 de que necessitava. O Parlamento turco tem 550 legisladores. Assim, conseguiu a maioria simples, mas nao a de dois terços, quantidade de votos necessária para ser eleito na primeira votaçao.

Atrás de Sezer, chegaram Nevzat Yalcintas, deputado do partido islamita da Virtude (Fazilet), com 61 votos, Sadi Somuncuoglu, do partido da Açao Nacionalista (MHP, extrema-direita), 58 votos, e o presidente do Parlamento, Yildirim Akbulut, do partido da Mae Pátria (Anap, direita), 56 votos.

Um segundo turno será realizado no dia 1º de maio. No caso de fracasso, outros dois turnos serao necessários, dias 5 e 9 de maio. Somente a maioria absoluta de 276 votos será entao necessária para ser eleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;