Internacional Titulo
Subdiretor de inteligência renuncia em Israel
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 15:01
Compartilhar notícia


O subdiretor do serviço de inteligência de Israel, o Mossad, renunciou nesta quarta-feira, depois que o primeiro-ministro Ehud Barak lhe disse que nao seria promovido à chefia do órgao pelo menos por mais um ano.

Amiram Levine, um general reformado, foi designado subdiretor do Mossad em março de 1998, subentendendo que, eventualmente, seria promovido à direçao da agência.

Mas Barak decidiu ``nao fazer mudanças na liderança do Mossad no próximo ano', disse declaraçao divulgada por seu gabinete, segundo a qual, diante disso, o subdiretor Amiram Levine decidiu apresentar sua renúncia.

Levine tomou a decisao um dia depois que Barak anunciou que Avraham Dicther, subchefe do Shin Bet, o serviço de segurança nacional israelense, assumirá a direçao quando o titular Ami Ayalon se aposentar.

Segundo a rádio israelense, funcionários do gabinete de Barak disseram que o primeiro-ministro nao quer mudar os diretores das duas agências no prazo de um ano.

Levine foi designado subdiretor do Mossad pelo antecessor de Barak, Benjamin Netanyahu, depois que o diretor e o subdiretor renunciaram, após uma tentativa de assassinato de um líder militante islâmico na Jordânia, em 1997.

Na ocasiao, o cargo máximo foi dado a um ex-diretor do Mossad, Ephraim Halevy. Levine entendeu que seria nomeado diretor após um período de transiçao em que Halevy estabilizaria a agência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;