Economia Titulo
Armínio Fraga depõe e defende Proer na CPI
Do Diário OnLine
13/12/2001 | 15:10
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, defendeu o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional nesta quinta-feira. Em depoimento a CPI do Proer, Fraga afirmou que o programa em 95 foi necessário pois o Brasil passava por um momento de readaptações. Fraga ressaltou que o programa não ajudou banqueiros, nem gerentes específicos.

O programa teria agido, segundo Fraga, no caminho "bom" para resolução de crises de falências.

Apesar disso, Fraga declarou que os funcionários do BC que fiscalizavam os bancos Econômico e Nacional eram mal treinados. Em 1995, os dois bancos sofreram intervenção federal após sofrerem sérios problemas financeiros.

Fraga afirmou que atualmente o BC recebe periodicamente balanços e relatórios enviados pelos bancos. A instituição tem regras que devem ser seguidas pelas bancos para evitar novas crises no sistema financeiro nacional, segundo Fraga.

O presidente do BC disse que pretende enviar ao Congresso um projeto de lei que altera as regras para a liquidação de instituições financeiras. De acordo com o presidente do BC, o projeto deve tramitar ao lado de outro que muda a Lei de Falências de empresas.

A CPI do Proer aprovou nesta quinta-feira a reconvocação do ex-controlador do banco Bamerindus, José Eduardo Andrade Vieira. Os deputados querem esclarecer os procedimentos realizados antes da intervenção do BC no Bamerindus e a inclusão do banco no Proer.

Os deputados da CPI também aprovaram a quebra de sigilos bancários e fiscais de Gilberto Loscilha, Flávio de Souza Siqueira, Valdir da Costa Frazão e Antônio Ademir Toledo da Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;