Economia Titulo
Remédio genérico ainda é difícil de ser encontrado no ABC
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/10/2001 | 19:25
Compartilhar notícia


Depois de um ano e nove meses de sua criação pelo governo, o remédio genérico ainda é um produto difícil de ser encontrado em farmácias e drogarias do Grande ABC. Sua vantagem em economia de custos para o consumidor pode ser demonstrada. Um medicamento de marca chega a ser de 22% a 180% mais caro que esses itens, segundo levantamento feito pelo Diário na última semana em farmácias da região.

Um dos motivos, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sincofarma), Pedro Zidói, atualmente é a nova exigência de que eles tenham embalagem com a letra “g” que torna claro que se trata de um genérico. “Cerca de 70% dos estoques estão com embalagens anteriores, e os fabricantes estão demorando para trocá-las”, afirmou. Outro fator, na sua avaliação, é que os médicos ainda não costumam receitá-los, preferindo colocar o nome dos de marca.

O fato de esses itens gerarem menor margem por unidade, para Zidói, não significa muito. “Esse é um produto que veio para ficar. O comércio não está tendo prejuízo com o genérico”, afirmou. De acordo com estimativa da associação, esses produtos representam apenas 3% do faturamento total. “Mas no prazo de dois anos deverá representar 20%.” Na Grande São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as grandes redes, esse porcentual já é de 7,45% das vendas.

Segundo Zidói, o grande beneficiado é o consumidor, que pôde com esses item manter o tratamento devido ao preço mais em conta. Com isso, as farmácias ganham no giro desses produtos, segundo o dirigente. Ele disse que as pessoas estão migrando para os genéricos.

Foi o caso da dona de casa Dozolina Toniolli, 79 anos, de Santo André. “Eu prefiro, é bem mais barato.” Até recentemente, o remédio que ela adquiria todo mês para seu tratamento do coração era de marca. Com a descoberta do genérico, passou a economizar quase a metade do preço que pagava antes. “É bom para a gente. Sou pensionista do meu marido, que é falecido.”

Uma medida estudada pelo governo com o sindicato pode ajudar o setor, que neste ano deve obter o mesmo faturamento de 2000, segundo Zidói. “O governo estuda um cartão SUS (Sistema Único de Saúde) para a pessoa retirar o remédio na farmácia. Em vez de o doente buscar nos postos de saúde, que fecham em feriados, poderá retirar nas farmácias que se inscreverem.”

Aumento – A partir do próximo dia 9, os medicamentos estarão mais caros. O reajuste médio para o consumidor será de 2,86% para remédios de uso continuado e antibióticos e 2,97% para os outros. A alta foi autorizada pela Câmara de Medicamentos, que considerou a desvalorização do real de 40% frente ao dólar neste ano. A indústria reivindicava reajuste médio de 11,6%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;