Internacional Titulo
Comunidade gay também quer perdao da Igreja Católica
Do Diário do Grande ABC
12/03/2000 | 22:04
Compartilhar notícia


Depois do anúncio de que a Igreja Católica quer pedir perdao a índios, negros e judeus por perseguiçoes no passado, os grupos de homossexuais decidiram reivindicar o mesmo tratamento. As organizaçoes nao-governamentais ligadas ao movimento gay no país começaram a se mobilizar com a intençao de convencer a Igreja a também pedir perdao pela discriminaçao contra os homossexuais.

No Brasil, a idéia do pedido de perdao dos católicos vem sendo defendida pelo Grupo Gay de Alagoas. O presidente da entidade, Marcelo Nascimento, que diz ser um ex-seminarista, quer liderar uma campanha pró-perdao.

Ele alega que os antigos manuais de confessores da igreja estabeleceriam a puniçao para o homossexualismo. Entre as puniçoes estavam a obrigatoriedade de um jejum por 40 dias ou até morte na fogueira.

O grupo gay está colhendo sugestoes e adesoes para uma carta que será remetida ao Vaticano até o próximo dia 20. Segundo o presidente da ONG alagoana que também se apresenta como secretário da Associaçao Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, entidades representativas de homossexuais na Itália estariam engajadas na mesma nessa campanha para sensibilizar a Igreja Católica.

Marcelo Nascimento acredita, no entanto, que só o perdao pelas açoes do passado nao é suficiente. 'O perdao do Vaticano pode esgotar-se apenas a um ato político e simpático, caso a Igreja nao estabeleça propósitos e diretrizes visando corrigir no presente quaisquer resquícios dos erros cometidos``, afirmou o presidente do Grupo Gay de Alagoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;