Internacional Titulo
Esquerda lidera primeiro turno das eleiçoes na Romênia
Do Diário do Grande ABC
27/11/2000 | 12:17
Compartilhar notícia


Os partidos da direita na Romênia, divididos e questionados por sua má administraçao e pelos numerosos casos de corrupçao em que estao envolvidos, foram esmagados nas eleiçoes parlamentares e presidenciais e seus candidatos nao passarao do primeiro turno.

O candidato dos liberais, Theodor Stolojan, com 12,7% dos votos, conseguiu apenas um terceiro lugar, ficando depois do candidato ultra-nacionalista Corneliu Vadim Tudor (27,9%) e do chefe da oposiçao da esquerda, o ex-presidente Ion Iliescu (36,5%).

O atual primeiro-ministro Mugur Isarescu obteve somente 10,2% dos votos, o candidato da maioria Gyrogy Frunda 6% e o social-democrata Petre Roman 2,3%.

As brigas pessoais prevaleceram nos partidos de direita que nao conseguiram se entender para apresentar um candidato único, perdendo a possibilidade de garantir a presença no segundo turno.

Assim mesmo, a populaçao, cujo nível de vida foi se deteriorando gradativamente nos últimos anos, chegando atualmente a um salário médio de US$ 90, puniu severamente os partidos de direita por seu fracasso em revigorar a economia.

O presidente Emil Constantinescu havia lamentado numa entrevista que a populaçao nao tivesse aproveitado o tímido crescimento do ano 2000.

Ao mesmo tempo, durante toda a campanha eleitoral, Ion Iliescu, lamentou o desastre econômico e a corrupçao dos partidos de direita.

O ex-presidente e ex-ministro de Ceasescu conseguiu convencer seu eleitorado - principalmente operários, camponeses e desempregados, que somente ele pode recuperar a economia nacional, principalmente a agricultura, que se encontra numa situaçao catastrófica.

Os democratas-cristaos, que dominavam a coligaçao de governo, foram banidos da cena política e nao têm mais nenhum representante no Parlamento.

O chefe dos social-democratas (PD), o atual ministro das Relaçoes Exteriores, Petre Roman, também sofreu uma séria derrota. O PD havia conseguido 7% dos votos nas eleiçoes legislativas e Roman obteve menos de 3% nas presidenciais, o que o deixa numa posiçao difícil como presidente do partido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;