Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
O circo está chegando

‘O Sonho Vai Começar’, de Marcos Frota,
inicia temporada em S.Bernardo nesta sexta

Marcela Munhoz
16/02/2016 | 07:48
Compartilhar notícia
Divulgação


As cidades cresceram e a tecnologia tomou conta, mas toda vez que chega por perto, o circo traz junto a sensação de magia e encantamento de antigamente, quando era uma das poucas atrações disponíveis em muitas cidadezinhas do Interior. É por essas e outras que tem gente que não desiste nunca do picadeiro e o ator Marcos Frota está na lista dos maiores defensores da arte circense no Brasil. A partir de sexta-feira, até o fim de março, ele instala na Avenida Senador Vergueiro, 2.000, em São Bernardo, uma da suas maiores paixões: O Circo dos Sonhos. “É meu exercício de cidadania. Manter um espetáculo deste tipo vivo, criando nova geração de artistas e alimentando o sonho das crianças são formas de retribuir todo o carinho que recebi durante os meus 40 anos de carreira. Agora, trago um pouco desse sonho para o Grande ABC”, conta o ator que, aos 60 anos, conversou com
o Diário nos estúdios da DGABCTV (confira no link www.dgabc.com.br).

O espetáculo que chega à região é intitulado O Sonho Vai Começar. Acontece durante o sono de uma garota. Ela é despertada por um mágico que a leva para a Lua. Lá, a plateia é convidada a viver esta aventura dentro do picadeiro. No decorrer da história, a menina, que antes estava desanimada, agora assiste a tudo empolgada e, de vez em quando, desce para contracenar com o elenco. “Só nesta montagem temos mais de 40 artistas. Traz uma linguagem moderna, nova e diferente de fazer a arte. É musical circense”, explica o ator, que só vê vantagens na chegada da tecnologia. “O circo tradicional agradece.” O pano de fundo é o sonho da garota, mas quem realmente faz o queixo da plateia cair é a trupe formada por malabaristas, equilibristas, contorcionistas, mágicos e palhaços. Os destaques ficam por conta das evoluções de contorção das artistas de tecido e lira, e as esquetes cômicas dos palhaços Maskarito e Kuxixo.
A concepção do espetáculo é da família Jardim, com mais de 30 anos de tradição na arte. “Resolvi criar espetáculo que fosse um sonho, mesclando teatro, dança e artes circenses e que pudesse levar à plateia o mesmo picadeiro que exerce encantamento nas pessoas há muitos anos”, destaca Rosana Jardim, a diretora de O Sonho Vai Começar.

E Marcos Frota faz questão de participar ativamente da montagem. “Apareço como o mestre de cerimônia, faço questão de estar presente.” E como bom embaixador do circo que é, o artista – no ar em Malhação, na Globo, de volta como Tonho da Lua de Mulheres de Areia, no Viva, e gravando papel de vilão no novo filme de Renato Aragão – também arranja tempo para ser presidente voluntário da Universidade Livre do Circo, a Unicirco, que desde 2000 atende crianças e adolescentes na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. “Damos oficinas para mais 800 alunos de baixa renda. A missão é provar que o picadeiro pode realizar seus sonhos e dar a chance de eles exercerem a cidadania com plenitude.” E quem duvida?

Circo dos Sonhos – Circo. Avenida Senador Vergueiro, 2.000. Apresentações de terça a sexta-feira, às 20h; aos sábados, domingos e feriados, às 16h. Do dia 19 de fevereiro ao fim de março. Ingressos: de R$ 15 a R$ 50. Vendas no local a partir das 14h. Não abre as segundas. Informações: 2076-0087 e www.circodossonhos.com. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;