Internacional Titulo
Japão indeniza 78 escravas sexuais holandesas
Das Agências
13/07/2001 | 15:02
Compartilhar notícia


A Fundação japonesa Asian Women Fund anunciou nesta sexta-feira que indenizou 78 mulheres holandesas submetidas à escravidão sexual pelo Exército japonês na Segunda Guerra Mundial durante a ocupação da Indonésia, que era então colônia da Holanda.

Para este projeto, financiado pelas autoridades japonesas, a Asian Women Fund desbloqueou 3,6 milhões de florins (US$ 1,38 milhão) para "melhorar a vida diária das vítimas", informou uma dirigente do projeto, Marguerite Hamer.

As 78 mulheres indenizadas vivem atualmente na Holanda, no Canadá, na Austrália, nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, acrescentou. Todas foram localizadas depois de uma campanha de busca, que durou três anos.

Segundo as estimativas, entre 200 e 300 mulheres de nacionalidade holandesa foram obrigadas a se prostituir durante a ocupação japonesa da Indonésia.

No total 200 mil mulheres, principalmente coreanas, chinesas, filipinas e indonésias, foram transformadas em escravas sexuais entre 1932 e 1945 pelo Exército do Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;