Economia Titulo
Caixa define uso do FGTS para ações da Petrobras
Por
07/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Circular da Caixa Econômica Federal, publicada no Diário Oficial da União de ontem, estabelece os procedimentos operacionais para a utilização dos recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por parte do trabalhador na compra de ações, no processo de aumento do capital da Petrobras.

A Caixa anunciou que quem já têm recursos do FGTS aplicados em ações da Petrobras via FMP (Fundo Mútuo de Privatização) poderá usar até 30% do saldo da conta do Fundo de Garantia para comprar ações da estatal. A condição vale apenas para a oferta pública de papéis que a petrolífera realiza atualmente e conta com a participação do governo, via Tesouro Nacional, para aumento de capital.

Segundo o banco, a permissão será dada aos clientes que mantêm recursos alocados no FGTS Petrobras até 30 de junho de 2010. Esses trabalhadores terão prioridade na opção de aquisição das ações na oferta pública.

Interessados devem entrar em contato com o banco de 13 a 16 de setembro. Para isso, o cotista deve levar os extratos do FGTS para formalizar o pedido de aplicação. O investimento será na mesma instituição onde o cliente já possui recursos do Fundo aplicados na Petrobras.

A circular aponta que, somente após 12 meses da data da aplicação, os recursos poderão retornar à conta vinculada se assim desejar o cotista. O resgate das cotas da aplicação estará condicionado às hipóteses para saque do FGTS.

PARCERIA
A Petrobras escolheu a unidade de banco de investimentos do Banco Industrial e Comercial da China como um dos coordenadores da emissão de cerca de US$ 65 bilhões em ações da estatal. Em comunicado, a instituição financeira afirmou que essa é a primeira vez que um grupo chinês tem papel importante em uma grande emissão de ações fora dos mercados da China continental e de Hong Kong.

Na semana passada, a estatal lançou uma das maiores ofertas de ações do mundo, com planos de explorar novos campos em alto mar, o que deverá tornar o Brasil o quinto maior produtor de petróleo no mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;