Internacional Titulo
China: explosão mata 25 e deixa 166 trabalhadores presos em mina de carvão
Do Diário OnLine
Com AFP
28/11/2004 | 17:20
Compartilhar notícia


Uma explosão matou 25 pessoas e deixou 166 mineiros chineses presos neste domingo nas galerias da mina de carvão Chenjiashan, localizada em Tongchuan, na província de Shaanxi, no norte da China. O país registra o maior número de vítimas no mundo decorrentes desse tipo de acidente.

Segundo a agência de noticias China Nova, os mineiros estão presos a uma distância entre 10 e 20 quilômetros da entrada da mina. As equipes de socorro avançaram 400 metros, mas não conseguiram ir além devido à elevada concentração de gases.

A explosão ocorreu a cerca de oito quilômetros da entrada da mina. Os 127 trabalhadores que conseguiram escapar estavam próximos à saída. Vários estavam intoxicados, segundo a agência, sem entrar em maiores detalhes sobre o estado dos feridos.

Equipes de resgate ainda estão no local. As causas da explosão ainda não foram esclarecidas. A mina é propriedade do Estado e sua capacidade de produção é de 1,3 milhão de toneladas de carvão por ano. O acidente ocorreu uma semana depois do incêndio de várias minas de ferro na província de Hebei (norte), que deixou cerca de 70 mortos.

As minas chinesas são consideradas as mais perigosas do mundo, nas quais mais de 7 mil operários morrem anualmente, segundo fontes oficiais. A organização Labor Bulletin, interessada em questões de direitos humanos, afirma, por sua vez, que a quantidade anual de mortos é de cerca de 20 mil.

Nos primeiros nove meses deste ano, 4.153 pessoas morreram nas minas, segundo dados oficiais. Em novembro, morreram mais de 200, segundo o jornal China Daily. A maior parte dos acidentes ocorre em minas privadas, nas quais não há maiores controles do governo, cujos funcionários recebem dinheiro para não denunciar as transgressões às normas de segurança. No entanto, as minas estatais também padecem de falta de segurança e de equipamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;