Cultura & Lazer Titulo
Exposição 'Mundo Giramundo' fica até domingo em Sto.André
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
10/08/2003 | 17:45
Compartilhar notícia


Últimos seis dias para conferir a exposição Mundo Giramundo – A Cidade dos Bonecos, que está em cartaz desde junho no Sesc Santo André. De terça-feira até domingo, com entrada franca, mais de 600 bonecos do grupo mineiro Giramundo podem ser vistos na área de eventos com cenografia de J.C. Serroni. A programação prevê apresentações de dois espetáculos no Sesc durante o fim de semana, e outro em um espaço público de São Bernardo, na sexta-feira.

Fundado há 33 anos em Belo Horizonte, o Giramundo se dedica exclusivamente a pesquisas e produção do teatro de bonecos. Seu premiado trabalho já foi exibido em países como Suíça, Itália, Inglaterra, México e Argentina. A mostra no Sesc é a primeira que reúne toda a história do grupo fora de Minas.

A exposição começa em um corredor escuro, chamado Túnel do Tempo, no qual imagens, textos e desenhos se encarregam de contar a trajetória do Giramundo. Os bonecos expostos foram usados nas dezenas de espetáculos produzidos. A visitação é de terça a sexta, das 13h às 20h, e sábado e domingo, das 9h30 às 17h30. O espaço recebe até mil pessoas simultaneamente.

Quatro montagens infantis (Pedro e o Lobo, A Bela Adormecida, Carnaval dos Animais e Um Baú de Fundo Fundo) e três adultas (Os Orixás, Relações Naturais e Cobra Norato) foram apresentadas no período da exposição. Para encerrar o evento, serão reapresentados sábado e domingo os espetáculos Carnaval dos Animais (às 16h) e Cobra Norato (às 20h). Os ingressos custam entre R$ 2 e R$ 10 – é recomendável adquiri-los com antecedência devido à grande procura.

Teatro Móvel – O Giramundo trouxe seu Teatro Móvel para apresentações gratuitas de Pedro e o Lobo em áreas públicas das sete cidades da região. A turnê termina na sexta-feira (dia 15), com duas exibições em São Bernardo, às 10h e às 15h, na Chácara Silvestre (av. Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis).

Sexta-feira passada, o Teatro Móvel estaria na Praça da Moça, em Diadema. A apresentação não aconteceu por uma falha do setor de transporte da Prefeitura, que tinha a incumbência de levar os alunos das escolas municipais. Por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Kopcak, desculpou-se com o grupo. “Assumimos o erro e pedimos desculpas formais ao grupo Giramundo, reconhecendo toda sua importância”. A cidade se colocou à disposição para uma nova data para as apresentações.

O Sesc Santo André, por meio de sua assessoria de imprensa, informa ter cumprido “todas as suas responsabilidades a fim de divulgar e valorizar a cultura nacional para a população dessas cidades do ABC paulista, reforçando desta forma, sua ação regional.” Ao Sesc, coube o transporte dos atores, alimentação, hospedagem, condução do Teatro Móvel até o local das apresentações e a divulgação do espetáculo, com faixas e banners.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;