Diarinho Titulo
Pássaro não toma choque
Do Diário do Grande ABC
27/09/2009 | 07:42
Compartilhar notícia


A eletricidade é uma das descobertas mais importantes da humanidade. Graças a ela foi possível desenvolver todas as tecnologias e aparelhos eletrônicos que existem hoje, como geladeira, computadores, celular, entre outros. Imagine que na época dos avós a maioria das casas não tinha luz elétrica. Televisão, então, nem pensar.

Entretanto, apesar de boa, a eletricidade pode ser bem perigosa; o mau uso causa acidentes como choques que podem levar à morte. Por isso, ninguém deve encostar o dedo na tomada ou em qualquer fio elétrico. No entanto, você já reparou que não acontece nada aos passarinhos que pousam nos fios que ficam nas ruas? Entenda por que isso acontece:

1. Quando a eletricidade entra em um corpo e não tem por onde sair pode se acumular lá dentro sem causar problemas. Se tiver um ponto de entrada (mão, por exemplo) e outro de saída (pés) a pessoa se transformará em condutor de energia (por onde ela passa), levando um choque.

2. Os passarinhos que pousam nos fios elétricos não levam choque porque as patas funcionam apenas como entrada para a eletricidade; não há saída. Assim, nada de mau acontece com eles.

3. Existe uma exceção. O Tuiuiú (ave símbolo do Pantanal) tem o péssimo hábito de abrir as asas quando pousa nos fios. Neste caso, há entrada (patas) e saída (asas), ocasionando o choque. Não é raro encontrar o pássaro morto próximo a postes elétricos.

4. Por isso, empinar pipa perto de fios elétricos é muito perigoso. A linha que encosta na fiação funciona como entrada e os pés, encostados no chão, são a saída. Uma forte corrente pode percorrer seu corpo e matá-lo.

5. Nunca mexa em fios elétricos! O adulto que realizar reparos em aparelhos, como chuveiro, deve cortar a energia da casa toda desligando a chave geral no quadro de luz. Também é indicado que esteja calçando sapatos com sola de borracha e madeira, que dificultam a passagem da energia.

A coluna Eureca é feita com a colaboração do professor Pierluigi Piazzi, autor de material didático e conferencista




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;