Política Titulo
No lugar de nova escola, Mauá coloca entulhos
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
13/05/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


"Neste local nova escola em construção + vagas para as nossas crianças." A frase que demonstra preocupação da Prefeitura de Mauá em investir na Educação da cidade está em placas instaladas em terrenos no Jardim Zaíra e Vila Magini. Mas hoje, o que se vê nos endereços não são canteiros de obras e sim muito mato e lixo.

Quem vive próximo às áreas afirma que a medida é questão política e não acredita que a placa dará espaço à escola. "A promessa é feita em ano político, é uma jogada de marketing. É só passar esse período para cair no esquecimento e as pessoas não cobram depois. Só vou acreditar quando ver homens trabalhando no local", disse o caldereiro Antônio Augusto de Paula, 48 anos, que mora em frente ao terreno na Rua Eucalipto, na Vila Magini.

A diretora da Associação dos Moradores da Vila Magini disse que a placa foi colocada há duas semanas e contou com a presença do prefeito Oswaldo Dias (PT). "Nos disseram que vão desapropriar algumas casas para a construção da escola, que deve ser concluída em dois anos. O nosso bairro precisa muito de uma unidade para atender a demanda".

No Jardim Zaíra a situação não é diferente. O terreno está tomado por lixo, entulho e mato alto. A cabeleireira Nanan Garcia Costa, 37, que mora em frente ao terreno no Jardim Zaíra, disse que nenhum funcionário aparece. "A placa foi instalada há um mês e até hoje homens só vêm para dar uma limpada quando reclamamos para a Prefeitura. Não sei o que vai ser desse local", afirmou.

O vereador Manoel Lopes (DEM) fez requerimento ao Poder Executivo durante a sessão da Câmara no dia 11 para cobrar explicações. "Acompanho os editais e não vi nenhuma licitação para essas obras. Sendo que as próprias placas dizem que já estão em construção. Aguardo resposta do prefeito."

Procurada pela reportagem do Diário, a Prefeitura não comentou o assunto.

DÉFICIT - De acordo com a ex-secretária de Educação Angela Donatiello Lopes, durante a gestão passada, o déficit escolar no Ensino Infantil da cidade, estava entre 3.000 e 3.500 crianças. "Esse número deve ter aumentado um pouco. É muito importante a construção de escolas, mas para reduzir totalmente o número é preciso muito trabalho e tudo depende da priorização da administração", explicou.

A dona de casa Elaine Alves dos Santos, 26 anos, da Vila Magini, conta com a construção da escola. "Faz quase dois anos que tento uma vaga na creche para minha filha de 2 anos. A resposta sempre é a mesma, que a demanda é muito grande no bairro. Espero que a escola seja construída e que não seja apenas promessa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;