Política Titulo
Moratória: reunioes de aliados e oposiçao derruba bolsas
Do Diário do Grande ABC
12/01/1999 | 13:22
Compartilhar notícia


A reuniao dos governadores, aliados do presidente Fernando Henrique Cardoso, de 18 Estados brasileiros prevista para acontecer na tarde desta terça-feira, em Sao Luis, no Maranhao, e o encontro de líderes oposicionistas em Brasília, deixaram o mercado financeiro tenso durante o dia e afastaram os investidores.

A Bolsa de Valores de Sao Paulo (Bovespa) operava em baixa de 7,45% às 13h20 e os corretores já esperam o acionamento do circuit-breaker (paralisaçao do pregao quando o índice atingir -10%), como aconteceu nesta manha na bolsa de Nova York, por causa da espectativa da votaçao do processo de impeachement do presidente Bill Clinton.

As reunioes desta tarde acontecem por causa da recente medida de Itamar Franco, que decretou a moratória no estado de Minas Gerais.

Os 18 governadores irao debater a moratória, e consolidar o apoio ao presidente Fernando Henrique. Eles também irao se comprometer a apoiar o Programa de Ajuste Fiscal, anunciado no fim do ano passado pelo governo, mas irao defender a queda das taxas juros.

Liderados pela governadora do Maranhao, Roseana Sarney, participarao da reuniao governadores do PFL, PSDB, PMDB e PPB. Dezessete deles, incluindo o vice-governador de Sao Paulo, Geraldo Alkmin, já confirmaram a presença.

Já os principais partidos de esquerda promovem, na Câmara dos Deputados, um ato de apoio a Itamar Franco (PMDB). A intençao dos líderes da oposiçao é evitar o isolamento do governador e impedir o esvaziamento da reuniao dos governadores de oposiçao, que será no dia 18 em Belo Horizonte.

O ato dos partidos de esquerda contará com a presença do presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente nacional do PDT, Leonel Brizola. Além de PT e PDT, participarao PSB e PC do B. Pelo PSB, falará o vice-presidente do partido, Roberto Amaral. O representante do PC do B será o vice-presidente da legenda, Renato Rabelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;