Internacional Titulo
Ásia homenageia vítimas do tsunami
Da AFP
26/12/2009 | 10:22
Compartilhar notícia
Da AFP


A Ásia lembrou neste sábado as 220 mil pessoas que morreram em consequência do tsunami de 26 de dezembro de 2004, a maior tragédia mundial em décadas, que transtornou as vidas de milhões de pessoas nas costas do Oceano Índico.

O dia também foi marcado por um terremoto de 6,7 graus na ilha indonésia de Maluku, que não provocou a emissão de um alerta de tsunami ou notícias de vítimas e danos materiais.

Na província indonésia de Aceh, a mais afetada pela catástrofe de 2004, o sábado foi um dia de oração nas mesquitas em memória dos quase 170 mil mortos ou desaparecidos no tsunami.

"Nenhum membro de minha família sobreviveu ao tsunami. Meus filhos, meus netos, meus irmãos, minhas irmãs, todos morreram e me deixaram sozinha, aqui", declarou Siti Aminah, 72 anos. "Talvez estejam enterrados aqui ou tenham sido levados pelo mar, porque vivíamos na praia", explicou a mulher diante de uma das fossas comuns onde se reuniram sobreviventes e parentes das vítimas.

A dois quilômetros do local, no porto de Ulee Lheu, o vice-presidente indonésio Boediono foi a principal autoridade em uma cerimônia de recordação.

"Cinco anos depois, os habitantes de Aceh, com a ajuda da comunidade internacional, conseguiram se colocar de pé e renascer, reconstruindo sua vida social, econômica e cultural", declarou o vice-presidente diante de mil pessoas.

No Sri Lanka, onde as organizações humanitárias calculam em 31 mil o número de mortos, foram respeitados dois minutos de silêncio em todo o país em memória dos desaparecidos.

Atos do mesmo tipo aconteceram em outros países da região, como Índia e Tailândia, onde milhares de pessoas morreram na onda gigante provocada por um terremoto de 9,3 graus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;