Internacional Titulo
Premiê japonês visita polêmico santuário de Yasukuni
Da AFP
14/08/2006 | 20:16
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, visitou nesta terça-feira o polêmico santuário patriótico de Yasukuni, em Tóquio, por ocasião do 15 de Agosto, data da rendição do Japão Imperial ao final da II Guerra Mundial.

A China pediu na sexta-feira passada, em nota do seu ministério das Relações Exteriores, que Koizumi evitasse visitar o Yasukuni: "Esperamos que o dirigente japonês adote uma atitude altamente responsável em relação à história, aos povos e ao futuro, corrigindo os erros do passado e adotando uma boa posição".

O polêmico santuário honra as almas dos 2,5 milhões de japoneses mortos lutando pela pátria, incluindo 14 criminosos de guerra condenados após 1945.

Para a China e outros países que combateram o Japão em diversos conflitos, Yasukuni é um símbolo do militarismo e dos crimes de guerra praticados pelos japoneses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;