Economia Titulo
Salários se mantêm estáveis no Grande ABC
Fabiana Cotrim
Do Diário do Grande ABC
29/03/2003 | 23:51
Compartilhar notícia


Pesquisa realizada pelo Núcleo de RH do Imes (Centro Universitário Municipal de São Caetano) mostrou que a massa salarial das empresas do Grande ABC manteve-se estável, com uma ligeira queda de 0,5% neste ano. Segundo o professor Eduardo de Camargo Oliva, coordenador da pesquisa, esta variação pode ser explicada pela diminuição da freqüência dos ocupantes dos cargos em 1,54%. Esta diminuição, disse ele, pode ter sido motivada por reestruturações de áreas e funções.

A pesquisa do Imes mostra ainda que, em janeiro, 19% das empresas analisadas concederam reajustes salariais a seus funcionários. Destas, 93% praticaram estes reajustes em função de acordo coletivo. Estas empresas compreendem principalmente os segmento de comércio de veículos, máquinas, autopeças e outros. Os restantes 7%, segundo o Imes tiveram reajuste por conta da data-base em janeiro. Estas últimas são principalmente do segmento de serviços de seguros.

Em fevereiro, a pesquisa do Imes apontou que 3% concederam reajustes salariais para seus funcionários. Deste total, 50% praticaram estes reajustes em função do acordo coletivo e compreendem as empresas dos segmentos químico e comércio varejista. Os demais 50%, apontou o Núcleo de RH da Imes, o reajuste foi por conta da data-base de fevereiro, neste caso principalmente dos segmentos de logística e serviços.

A pesquisa do Imes avalia principalmente empresas com entre 100 e 500 funcionários e que tenham faturamento máximo de US$ 100 milhões. Do total pesquisado, 55% são indústrias, 32% empresas prestadoras de serviços e 13% comércio. A predominância é dos setor metalúrgico, seguido por autopeças, saúde, comércio varejista e químico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;