Política Titulo
Prefeito de Colina é cassado por nepotismo
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 16:55
Compartilhar notícia


A Câmara de Colina, na regiao de Ribeirao Preto, cassou, na sessao da noite de quinta-feira, por 10 votos a 2 (em votaçao secreta), o prefeito Oscar Barcellos Neto (PFL). As alegaçoes utilizadas foram nepotismo e falta de informaçoes do Executivo ao Legislativo. O vice, Joao Henrique Paro Júnior (PPB), foi empossado na manha desta sexta-feira, mas ele próprio discorda da decisao e espera ver Barcellos Neto, que evita falar sobre o assunto, recorrer à Justiça e retornar ao cargo.

"Sou um vice atuante, mas a cidade tem sérios problemas devido à queda do Orçamento e espero que o Oscar consiga voltar", afirmou Paro Júnior, contrariado com a situaçao atual. Os dois processos começaram em fevereiro do ano passado, quando o cidadao Lupércio Nevair Zancheta fez as duas denúncias à Câmara, que as acolheu. Apesar de, na maioria das cidades, o nepotismo ser imoral, e nao ilegal, em Colina a situaçao é diferente: o artigo 87 da Lei Orgânica do Município veda a contrataçao de parentes - até em segundo grau - do prefeito, do vice e dos vereadores pelos órgaos públicos.

Segundo o advogado da Câmara nesse caso, Washington Rocha de Carvalho, Barcellos Neto tentou de todas as formas evitar esse julgamento, inclusive com cinco processos judiciais com pedidos de liminar. "Ele sempre alegou falhas e cerceamento de defesa, mas todos os processos foram perdidos", explica Carvalho, acrescentando que as informaçoes solicitadas à prefeitura só eram entregues mediante ordem judicial. A cassaçao poderia ter saído em janeiro, mas uma liminar impediu a votaçao dos vereadores. O prefeito cassado deve recorrer à Justiça em Colina ou no Tribunal de Justiça do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;