Internacional Titulo
Epidemia de gripe é causada por poeira cósmica, dizem cientistas
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 15:15
Compartilhar notícia


As epidemias de gripe como a que afeta atualmente a Europa nao é resultado de um vírus transmitido pelo homem, mas de uma chuva de poeira cósmica que cai na Terra, afirmaram cientistas da Universidade de Cardiff (Gales).

A poeira seria produzida por causa da açao das manchas solares muito intensas sobre os cometas que circulam na estratosfera, segundo a equipe dirigida pelo professor Chandra Wickramasinghe. As partículas seriam portadoras do vírus ou conteriam moléculas que serviriam como vetores para o mesmo.

Se estas teses forem verdadeiras, será mais fácil prevenir as epidemias, segundo o médico Wickramasinghe, afirmando ``que existe um prazo muito curto entre o paroxismo da atividade solar e o momento em que seus efeitos caem na Terra'.

Esta explicaçao, no entanto, nao é a mais usada que aquela que atribui a enfermidade a uma engrenagem terrestre, segundo o relatório dos cientistas, intitulado ``O dilema da gripe'.

``Nunca se demostrou a hipótese, segundo a qual o vírus da gripe é transmitido de uma pessoa para a outra. Geralmente, só um membro de uma família cai enfermo', alega o médico.

Wickramasinghe e seus colegas estao convencidos de que a teoria das manchas solares é válida para a epidemia que matou mais 20 milhoes de pessoas no mundo, em 1918.

``Uma catástrofe similar poderia voltar, caso os conselheiros governamentais continuem privilegiando o dogma médico em vez de proceder a uma análise mais profunda do assunto', argumentaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;