Memória Titulo Memória
Para lembrar o governo Ricardo Putz

Uma coisa que Memória ensina: sempre há uma alma generosa...

Ademir Medici
28/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma coisa que Memória ensina: sempre há uma alma generosa que guarda fotos e documentos de uma repartição pública, de uma empresa privada, de um clube, de um sindicato, de uma associação, e assim por diante. O exemplo é dado hoje por Octávio Waldir Treff.

Octávio nos foi apresentado por Arlindo Ribeiro, o repórter Ligeirinho (ex-Diário). Ele trabalhou na Prefeitura de Diadema no governo de Ricardo Putz (1973-1977). Ocupou o cargo de oficial de gabinete e era o mestre de cerimônias. Cuidava da locução dos eventos, em parceria com a Dra. Maria Lúcia Ramos, de São Bernardo.

Nestas funções, Octávio tinha acesso às fotografias tiradas, 37 das quais ele enviou à Memória, dentre as quais selecionamos as de hoje.

E vejam só a coincidência: os 45 anos da vitória de Ricardo Putz à Prefeitura de Diadema serão completados no próximo ano, 2017. E em especial desde 1972 o Banco de Dados do Diário guarda todas as fotos das coberturas que o jornal realizou em Diadema e Grande ABC. Será uma ótima oportunidade de descobrirmos datas e informações acerca das imagens que ora recebemos de Octávio Waldir Treff.

Mais uma coincidência: Walter Adão Carreiro, do Centro de Memória de Diadema, conversou há tempos conosco dizendo que procura imagens do governo Putz. Pois a alma generosa que é o locutor Octávio se apresenta. E assim, vai-se construindo a memória nossa de cada dia.

Um desafio a mais: descobrir o nome do fotógrafo (ou dos fotógrafos) que documentou (documentaram) o governo Putz de Diadema.

DESTAQUES – Entre as fotos recebidas, há imagens que registram atividades como as que seguem:

- A inauguração do Paço Municipal.

- O primeiro Carnaval de rua.

- Obras de infraestrutura, com redes de água, esgoto, iluminação e pavimentação, começaram a ser notadas na cidade.

- Entre os eventos, a feira industrial na Associação Okinawa, o baile das debutantes, festivais de banda vencidos pela Lira de Diadema, festas de confraternização da Associação dos Funcionários públicos.

- A festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

- A Festa do Queijo e Vinho, em São Bernardo, organizada pela primeira dama, dona Sonia, em benefício da APAE de Diadema.

- E a sessão em homenagem ao Sr. Mario de Miranda Rosa, fundador do Diadema Jornal.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Assim nasceu o Carnaval de Rua em Diadema nas fotos que Octávio Treff preserva.

Hoje

- Dia do Portuário

- Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

- Dia do Auditor Fiscal do Trabalho

Santos do Dia

- São Tomás D’Aquino (Itália, Campania 1225 – Fossa Nuova, 1274). Frei dominicano. Conselheiro de papas e do Rei São Luiz da França. Doutor da Igreja. Escreveu mais de 100 obras. É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”

Cf. São Tomás D’Aquino, in Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (Vozes, 2016).

- Leônidas

- Pedro Nolasco

- Gonçalo do Amarante

Diário há 30 anos

Terça-feira, 28 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6043

Manchete – Inflação de 16,2% gera novo pacote

- Tabela dos preços do arroz, feijão, açúcar e carne.

- Ampliado depósito compulsório sobre cadernetas.

- Gastos do Banco do Brasil serão controlados.

Automóveis – Pátio da Ford, em São Bernardo, é fotografado por Alberto Murayama lotado de veículos.

Grande ABC – Desapropriações podem atrasar obras da linha de trólebus.

Editorial – Os trólebus não resolvem todos os problemas

Santo André – Perigo ronda pedalinhos do Parque do Pedroso.

São Bernardo – Crianças da Vila Tosi vão semear jaca na Serra do Mar.

Carnaval 1986 – Meninos FC, de Rudge Ramos, promove o Carnaval do Cometa, com quatro bailes e duas matinês. À frente dos festejos a CBE (Companhia Brasileira de Espetáculos), que contratou a Banda Arco-Íris.

Polícia– Vigilante é assassinado no Taboão, em São Bernardo.

Em 28 de janeiro de...

1916 – Criadas sete secções eleitorais para o município de São Bernardo, hoje Grande ABC: 1ª) Sede, Vila de São Bernardo; 2ª) e 3ª) Estação (Santo André); 4ª) São Caetano; 5ª) Alto da Serra (Paranapiacaba); 6ª) Estação Rio Grande (da Serra); 7ª) Ribeirão Pires.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A marcha dos ingleses na África Oriental.’

1931 – Partido Democrático, de apoio ao governo ‘provisório’ de Getúlio Vargas, aprova o diretório de São Bernardo, formado por Humberto Coppini, presidente; Bortolo Basso, vice-prefeito; Orlando Setti, 1º secretário; Raul Christol, 2º secretário; Francisco Miele, presidente; Flamínio de Oliveira, João Corazza, Licinio Bonini, João de Araujo Rangel, Antonio Salvador, Pedro Rochetti e major Cesário C. do Nascimento, membros.

1961 – Inaugurado o Mercado Municipal de Ribeirão Pires.

1971 – Detectado um surto de febre ainda não identificado em uma lagoa da Rua Noruega, Parque das Nações, em Santo André.

- Nélio Nelson Esquerdo, 22 anos, residente em Diadema e aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, vence concurso para escolha do logotipo do Semasa.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;