Nacional Titulo
Avançam negociações com detentos do presídio Urso Branco
Do Diário OnLine
Com Agências
27/12/2005 | 20:38
Compartilhar notícia


Parte das reivindicações apresentadas pelos presos rebelados na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva, conhecida como Urso Branco, em Porto Velho, Rondônia, foi aceita pela direção da unidade na tarde desta terça-feira. Os presos estão rebelados desde às 17h deste domingo, mantêm como reféns quase 200 parentes dos presos, entre eles mulheres grávidas e dizem ter matado dez detentos rivais.

Entre os pedidos aceitos está o retorno do preso Ednildo Paula Souza, o Birrinha, à unidade. Ele é tido como líder do Urso Branco, cumpre pena de 30 anos por roubo, e foi transferido para uma casa de detenção em Vila Nova neste sábado (24), segundo a direção do Urso Branco.

Birrinha está na Central de Polícia Civil, no centro de Porto Velho, e deverá seguir para Urso Branco depois que os reféns forem libertados e que a Polícia Militar realize uma revista na unidade. Birrinha fugiu do Urso Branco há 15 dias, mas foi recapturado na quinta-feira (22). O acordo sobre a transferência de Birrinha já havia sido fechado no final da tarde desta segunda-feira.

Outro pedido aceito é a redução de parte dos presos da unidade com o objetivo de aliviar o problema da superlotação, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Hoje, o presídio com capacidade para apenas 360 presos abriga cerca de 1.050.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;