Política Titulo
Antônio Muraki volta para Câmara em agosto
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
15/07/2010 | 08:53
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Afastado da Câmara de Ribeirão Pires desde março do ano passado para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista, o vereador Antônio Muraki (PTB) voltará para o Legislativo dia 1º "a pedido dos eleitores".

"Os munícipes que votaram em mim cobram meu retorno", afirmou o petebista.

O comentário geral, porém, dá conta de que Muraki volta com a intenção de ser eleito presidente da Casa para o biênio 2011-12. "Pretender, todos (os vereadores) pretendem (assumir à Presidência). Comigo não é diferente e vou trabalhar para isso", declarou.

A escolha fará Muraki bater de frente com o líder do governo na Câmara, Gerson Constantino (PV), e o vereador Vicente de Abreu, o Vicentinho (PR), ambos candidatos declarados ao cargo.

O atual presidente, Edson Savietto, o Banha (PDT), está impossibilitado de concorrer novamente - lei de autoria do líder do governo, aprovada ano passado, acabou com a reeleição da mesa diretora.

Hércules Giarola (PSC), suplente de Muraki, voltará, ao menos por enquanto, para "a geladeira". "Já conversei com ele, e não tenho do que reclamar. O mandato era dele, não meu", disse.

O acordo para ficar no Legislativo levou Giarola inclusive a dividir os assessores do gabinete com o parlamentar afastado - três deles eram indicados pelo petebista, e só dois pelo social-democrata.

O suplente tem esperança ainda de retornar para a secretaria de Ouro Fino. Ele exerceu a função de janeiro a março de 2009, quando a Pasta ainda era uma subprefeitura de Ribeirão Pires.

Após a transformação em secretaria, o prefeito Clóvis Volpi (PV) convidou Muraki para a função. "Mas tenho o compromisso dele de me recolocar no cargo se perdesse minha cadeira na Câmara", pontuou.

Experiência - Vereador em quinto mandato, Antônio Muraki considerou positivo o período em que passou no Executivo. "Quando cheguei, tinha a missão de tocar obras grandes no bairro de Ouro Fino. O que felizmente consegui fazer com êxito", avaliou.

Para Muraki, o ponto alto da gestão ocorrerá neste mês, com a inauguração das estradas vicinais que ligam o bairro a outras regiões da cidade. "Recebi comunicado da Dersa (empresa de transportes controlada pelo governo estadual) informando que até dia 30 as obras estão concluídas", afirmou. A obra, avaliada em R$ 11 milhões, é parte da compensação pela construção do Trecho Sul do Rodoanel.

Por outro lado, outras intervenções menores, como convênios para colocação de asfalto nas ruas e construção de muros de arrimo ficarão para o próximo secretário inaugurar. "Se não fosse o problema das chuvas, 90% do investimento estavam prontos. Mas já está tudo engatilhado, agora vou fiscalizar o término da Câmara", disse.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;