Nacional Titulo
MEC questionará perfil de dirigentes municipais da educação
Do Diário OnLine
Com Agências
03/05/2004 | 23:07
Compartilhar notícia


O MEC (Ministério da Educação) quer saber mais sobre o perfil dos dirigentes municipais da área de educação e como eles estão trabalhando nos municípios. Com isso, o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) elaboraram um questionário para que estes dirigentes respondam. A pesquisa já está sendo enviada para as secretarias municipais de educação.

Segundo informações da Agência Brasil, a pesquisa inclui perguntas mais específicas para traçar o perfil do profissional que ocupa o cargo de secretário municipal de educação e também coleta informações sobre como os municípios avaliam os programas do MEC (Merenda Escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola, etc.). Além disso, a pesquisa questiona quais os principais problemas enfrentados pelos gestores em cada cidade.

De acordo com o Diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Araújo, a intenção do MEC é tentar entender melhor qual o papel da gestão municipal na condução das políticas de educação e a partir do estudo propor soluções para os problemas enfrentados pelas secretarias. “É fundamental a resposta a esse questionário, pois com a análise profunda dele, nós poderemos tomar medidas de melhoria da gestão municipal, que vai beneficiar diretamente as crianças em sala-de-aula”, argumentou ele.

O questionário vai investigar, ainda, se os secretários municipais utilizam os dados do Censo Escolar para reverter problemas como evasão escolar e repetência. O resultado da pesquisa deve ficar pronto até o final deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;