Economia Titulo
Petrogal e Petrobras podem investir US$ 2 bi em refinaria
Do Diário do Grande ABC
14/12/1999 | 15:56
Compartilhar notícia


A empresa petrolífera portuguesa Petrogal está estudando a possibilidade de investir na construçao de uma refinaria em Pernambuco. "Em janeiro segue um grupo de técnicos da empresa para avaliar o investimento", afirma Antônio Mocho, diretor de comunicaçoes da empresa. "Serao quatro ou cinco técnicos da área de ambiente, distribuiçao, refinaçao, investimento e planejamento".

Caso a decisao seja favorável, a Petrogal vai construir a refinaria junto com a Petrobras, a Petróleos de Venezuela e a ENI italiana. "Foi o governo do estado de Pernambuco que nos convidou. Se formos, vamos levar o nosso parceiro estratégico, que é a ENI", diz Mocho.

O investimento na construçao da refinaria deverá rondar os US$ 2 bilhoes: "Ainda nao temos uma avaliaçao sobre custos, mas uma refinaria deste tipo deve custar mais ou menos este montante".

Segundo Mocho, os estudos deverao avaliar quem vai ser o principal fornecedor de petróleo - se a Petrobrás ou os venezuelanos -, que tipo de petróleo deverá ser refinado e se existe mercado para uma refinaria, próxima do pólo de Camaçari. Os técnicos deverao concluir o estudo até o final de janeiro e a decisao será tomada ainda no primeiro trimestre do próximo ano.

Há quatro anos que a Petrogal vem estudando a possibilidade de entrar no Brasil, tanto na distribuiçao, com postos de bandeira própria, como na área de lubrificantes e agora na refinaçao. "É preciso ter dimensao para entrar no mercado brasileiro. Nao podemos correr o risco de entrar pela porta dos fundos. Temos de estar bem em todos os lugares em que atuamos, seja em Portugal, na Africa ou no Brasil", considera Mocho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;