Internacional Titulo
Primeiro-ministro diz que a Rússia superou crise
Do Diário do Grande ABC
17/08/2000 | 14:00
Compartilhar notícia


Todos os indicadores econômicos demonstram que a recuperaçao duradoura e promissora da economia russa está em marcha, garantiu nesta quinta o Chefe do Governo russo, Mikhail Kassianov, citado pela agência Interfax, no segundo aniversário da crise financeira de agosto de 1998.

Dois anos depois dos acontecimentos de 17 de agosto, ``pode-se afirmar que hoje em dia as principais conseqüências da dolorosa e dramática crise de 1998 foram superadas e que temos todos os motivos para esperar num futuro próximo a melhora da situaçao', declarou Mikhail Kassianov ao abrir um conselho de Ministros nesta quinta-feira.

O Primeiro-Ministro festejou os bons resultados do PIB, que aumentou em 7,3% no primeiro semestre deste ano. Uma tendência de alta que permite ao Governo apostar em um PIB anual de 5% para 2000. Em 1997, un ano antes da crise, o PIB nao superava 0,5%.

Em 17 de agosto de 1998, o rublo sofreu uma brutal desvalorizaçao, e a Rússia congelou parcialmente o pagamento de sua dívida, o que desencadeou a debacle do sistema financeiro.

Dois anos depois, a produçao industrial volta a crescer (10,3% a mais no primeiro semestre do ano em comparaçao ao mesmo período de 1999), a inflaçao permanece estável em 9,5% (30% na primeira metade de 1999) e os salários sobem, destacou o Chefe de Governo.

O Banco Central russo anunciou no início de agosto que suas reservas aumentaram em 87,1% entre janeiro e fim de julho, de US$ 12.457 bilhoes a US$ 23.302 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;