Internacional Titulo
Cientistas americanos descobrem fissuras submarinas
Do Diário do Grande ABC
02/05/2000 | 14:15
Compartilhar notícia


Cientistas americanos descobriram fissuras no leito oceânico em frente à costa atlântica dos Estados Unidos que, segundo afirmam, poderiam provocar ondas de até 5,4 metros de altura em vários Estados costeiros americanos.

Na ediçao deste mês da revista Geology, três cientistas anunciam ter descoberto as fissuras em uma parte da plataforma continental diante da costa da Virgínia e da Carolina do Norte.

Essas Zonas e a Baía de Chesapeake seriam as de maior risco de serem atingidas pelas ondas gigantes, similares às produzidas por um furacao de categoria quatro, com ventos de 211 a 249 km hora.

Neal Driscoll, do Instituto Oceanográfico Woods Hole, de Cape Cord, Jeffrey Weisel, da Universidade de Columbia, e John Goff, da Universidade do Texas, disseram que as fissuras indicam que a plataforma continental é instável e que o leito oceânico poderia deslizar como um alude, provocando ondas gigantescas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;