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Novo absinto reúne time de badalados diretores de arte
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/03/2001 | 17:43
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O nome do pintor francês Toulouse-Lautrec (1864-1901) está estampado no rótulo de uma nova marca de bebida. Trata-se do Lautrec Absinto, produto da Dubar apresentado nesta terça-feira em evento no restaurante paulistano Antiquarius. Os cartazes publicitários foram desenvolvidos por nove profissionais, que doaram seus cachês a uma instituição beneficente.

O absinto é uma bebida do século XIX que ficou famosa por seus supostos poderes alucinógenos e propriedades afrodisíacas e, principalmente, por ser a preferida de grandes artistas da época. Entre eles, Vicent Van Gogh, Pablo Picasso, Charles Cros e Arthur Rimbaud. Alguns chegaram a afirmar ter feito obras inspirados pela fada verde, apelido da bebida devido a sua cor esverdeada.

A garrafa de Lautrec Absinto (670 ml) chega ao mercado com o preço sugerido de R$ 35 e com graduação alcoólica de 50%.

Homenageado no rótulo, Lautrec também foi objeto de criação dos cartazes publicitários. Um exemplo é o assinado por Helga Miethke: uma tela de pintura que tem uma das pernas do cavalete retorcida. “É uma maneira simples de reunir o estado de espírito do absinto e citar esse pintor maravilhoso”, comenta Helga.

Os outros oito publicitários que produziram peças para a bebida da Dubar são Francesc Petit, Marcello Serpa, Erh Ray, Julio Andery, Marcelo Giannini, Tomas Lorente, Zaragoza e Eduardo Martins. “É uma verdadeira seleção de diretores de arte”, qualificou Washington Olivetto, da W/Brasil.

Os cachês dos publicitários, que totalizam R$ 45 mil, foram doados para a Associação de São Paulo e Brasil Meridional, ligada à Ordem de Malta. A entidade conta com um centro médico e sócioeducativo, uma creche e um centro de juventude.




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