Internacional Titulo
EUA: sargento é julgado por ordenar morte de prisioneiros iraquianos
Da AFP
13/03/2007 | 19:57
Compartilhar notícia


Um sargento americano acusado de ordenar a execução de três prisioneiros iraquianos em maio de 2006 começou a ser julgado por uma corte marcial nesta terça-feira na base de Fort Campbell, em Kentucky (centro-oeste).

O sargento Raymond Girouard afirmou que acreditava ter recebido a ordem de matar os prisioneiros, mas deve ser punido por ter participado dos assassinatos, explicou o capitão Joseph Mackey, que dirige a acusação, no início dos debates.

Durante uma operação contra um batsião insurgente em uma ilha do Tigre, no centro do país, o sargento, que comandava uma equipe de seis homens, enviou uma mensagem pela rádio dizendo que tinha feito prisioneiros, explicou Mackey.

No entanto, quando o oficial que recebeu a mensagem lhe perguntou porque estes prisioneiros não estavam mortos, Raymond Girouard, que se declarou inocente e pode ser condenado à prisão perpétua, decidiu executá-los e obrigou seus subordinados a ocultar o crime, disse Joseph Mackey.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;