Cultura & Lazer Titulo Biografia
Garota única
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/01/2012 | 09:33
Compartilhar notícia
Divulgação


Na flor dos 23 anos, a cantora pop Rihanna tem biografia traduzida para o português. Trata-se do livro Rihanna: Uma Vida de Sucesso (Matrix, R$ 40 em média, 258 páginas), originalmente intitulado Rihanna - The Only Girl in The World.

Com texto coloquial e fotografias em preto e branco, a publicação escrita pela jornalista britânica Sarah Oliver retrata desde a infância conturbada em Saint Michael (Barbados) até a carreira recente de Robyn Rihanna Fenty, que hoje mora em Los Angeles (Estados Unidos).

Uma das primeiras curiosidades, apresentadas pela obra está relacionada ao nome: a cantora - que é chamada de Robyn por amigos, familiares e pessoas mais próximas - só decidiu adotar Rihanna quando a carreira estava prestes a alavancar. Se hoje estiver caminhando na rua e ouvir "Robyn", pode se virar para saber se estão falando com ela. Já se gritam "Rihanna", dificilmente percebe o chamado.

Segundo a publicação, Rihanna foi vista cantando para si mesma aos 3 anos - usava uma escova de cabelo como microfone. Quando fez 6, ela aproveitava todas as chances que surgiam para se apresentar: cantava para os primos que a visitavam, os brinquedos e os travesseiros.

Para ela, cantar era a melhor maneira para se esquecer dos problemas: o pai era viciado em crack - e essa era a principal causa das brigas e das discussões familiares. Quando já estava com 14 anos, os pais se divorciaram - para o seu alívio.

Além de episódios da infância, o livro rico em detalhes aborda a carreira desde o seu início quando já morava nos Estados Unidos. Aos 16 anos, Rihanna assinou contrato com o rapper e empresário Jay-Z, que era o presidente da Def Jam na época em que a jovem fez o teste para a gravadora.

Lançado em 2005, o disco de estreia, Music of The Sun, recebia a aprovação do público enquanto a crítica se mostrava bastante dividida. Muitos alegavam que a cantora apresentava estilo parecido com o som que Beyoncé e Ashanti faziam na época.

Experiências pessoais, vivenciadas durante a fama, também ganham páginas do livro. Exemplo é a agressão que Rihanna sofreu do então namorado e melhor amigo Chris Brown em 8 de fevereiro de 2009, quando voltavam de uma festa pré-Grammy. Depois de ver torpedo de outra mulher no celular do cantor, eles começaram a discutir. Chris tentou tirar Rihanna do Lamborghini e lhe deu socos no rosto.

Enfim, Rihanna: Uma Vida de Sucesso apresenta diferentes curiosidades sobre a vida da popstar que, dona de hits como Umbrella e Don't Stop The Music, é considerada uma das cantoras mais bem sucedidas do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;