Genoma pode ser totalmente decifrado ainda este ano
22/05/2000 | 16:16

O esforço mundial empreendido há 11 anos para decifrar os aproxidamente 3 bilhoes de signos que compoem o genoma humano avançou a passos rápidos e o trabalho poderá estar quase concluído em junho próximo, apesar de o resultado final estar sendo esperado para 2003.

``Dispomos agora de 80 a 85 % do genoma humano e, em junho, chegaremos a 90%', disse o professor Jean Weissenbach, diretor geral do Genescope, centro nacional francês encarregado da pesquisa.

A corrida para decifrá-lo trouxe uma surpresa importante: a revisao para menos do número de genes: o homem teria cerca de 30 mil, muito menos que os 150 mil previstos até há pouco por empresas americanas.

``O genoma comporta entre 28 e 34 mil genes', segundo Weissenbach, cujas estimativas sao sustentadas pelo americano Peter Green na revista mensal ``Nature Genetics'.

No entanto, o cientista John Quackenbush do Institut for Genomic Research, instituiçao sem fins lucrativos, conta quase 120 mil a partir de outro método.

O resultado definitivo da controvérsia será conhecido em 2003, quando estiver estabelecida a versao completa do genoma.

Haverá uma visao mais clara no final deste ano ou começo do próximo, mas tudo caminha no sentido de uma reduçao do número de genes, o que será uma boa notícia porque isso representa menos trabalho, disse Weissenbach.

``Será um pouco decepcionante no plano filosófico saber que temos apenas duas vezes mais genes que uma mosca', ironizou.

O recente anúncio feito pela empresa privada Celera Genomics de que teria concluído a tarefa de decifrar o genoma humano, acrescentou, fez aumentar o financiamento às pesquisas realizadas pelo setor público nos Estados Unidos, Japao e Gra-Bretanha, o que permitiu acelerar a investigaçao; na França, nao houve aumento das verbas dedicadas à pesquisa.

Das informaçoes relacionadas ao genoma dependerao os medicamentos do futuro, um mercado que se cifra em milhares de milhoes de dólares.