Internacional Titulo
Genoma pode ser totalmente decifrado ainda este ano
Do Diário do Grande ABC
22/05/2000 | 16:16
Compartilhar notícia


O esforço mundial empreendido há 11 anos para decifrar os aproxidamente 3 bilhoes de signos que compoem o genoma humano avançou a passos rápidos e o trabalho poderá estar quase concluído em junho próximo, apesar de o resultado final estar sendo esperado para 2003.

``Dispomos agora de 80 a 85 % do genoma humano e, em junho, chegaremos a 90%', disse o professor Jean Weissenbach, diretor geral do Genescope, centro nacional francês encarregado da pesquisa.

A corrida para decifrá-lo trouxe uma surpresa importante: a revisao para menos do número de genes: o homem teria cerca de 30 mil, muito menos que os 150 mil previstos até há pouco por empresas americanas.

``O genoma comporta entre 28 e 34 mil genes', segundo Weissenbach, cujas estimativas sao sustentadas pelo americano Peter Green na revista mensal ``Nature Genetics'.

No entanto, o cientista John Quackenbush do Institut for Genomic Research, instituiçao sem fins lucrativos, conta quase 120 mil a partir de outro método.

O resultado definitivo da controvérsia será conhecido em 2003, quando estiver estabelecida a versao completa do genoma.

Haverá uma visao mais clara no final deste ano ou começo do próximo, mas tudo caminha no sentido de uma reduçao do número de genes, o que será uma boa notícia porque isso representa menos trabalho, disse Weissenbach.

``Será um pouco decepcionante no plano filosófico saber que temos apenas duas vezes mais genes que uma mosca', ironizou.

O recente anúncio feito pela empresa privada Celera Genomics de que teria concluído a tarefa de decifrar o genoma humano, acrescentou, fez aumentar o financiamento às pesquisas realizadas pelo setor público nos Estados Unidos, Japao e Gra-Bretanha, o que permitiu acelerar a investigaçao; na França, nao houve aumento das verbas dedicadas à pesquisa.

Das informaçoes relacionadas ao genoma dependerao os medicamentos do futuro, um mercado que se cifra em milhares de milhoes de dólares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;