Memória Titulo História
"Já pra diretoria"
Ademir Medici
06/01/2016 | 07:43
Compartilhar notícia


Criançada de férias. Memória na ativa. Vanderlei A. Retondo retorna aos tempos de grupo escolar em Santo André. E fala: do "Hermínia Lopes Lobo", da cartilha "Caminho Suave", do zelador Demétrio, do diretor camarada...

 

Lições que ficaram

Texto: Vanderlei A. Retondo

 

Primeira metade da década de 1960.

Crianças alegres, dentre elas eu, se preparavam para seu primeiro dia de aula no Grupo Escolar Professora Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção.

"A pata nada; pata pa, nada na." Foi assim que começou meu amor pela leitura, durante a primeira lição da cartilha Caminho Suave, ministrada com doçura e paciência pela minha primeira professora, dona Maria José. Depois dela vieram outras; dona Lilian; dona Maria Ferreira e Sr. Benedito, todos educadores de primeira linha.

Lembro também com muito carinho do Sr. Jairo, diretor à época, pessoa de muito tato com as crianças, mesmo quando a rigidez se fazia necessária. A frase "já pra diretoria", pronunciada por algum professor, era encarada com terror pelos alunos, mas cá entre nós, ele sempre tratou a todos com muito carinho e olha que fui obrigado a ficar na frente dele por diversas vezes.

Outra figura muito querida era a do Sr. Demétrio, que zelava para que as instalações sempre estivessem em ordem.

Dois textos emblemáticos, expostos na secretaria do grupo escolar, ficarão marcados para sempre em minha memória:

1 - "Sejas tu nas batalhas grandiosas, nos combates em prol da instrução, a cascata de gemas preciosas, que abrilhantam a nossa razão".

2 - "Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro" (Dom Pedro II).

Grupo Escolar Professora Hermínia Lopes Lobo. Saudade, muita saudade.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6024

ECONOMIA – Secretaria Especial de Abastecimento e Preços (Seap) prevê inflação de 160% em 1986.

DIÁRIO – Hoje, 2.365 anúncios de empregos.

DATA – Ano Internacional da Juventude encerrado em 1985 com muitas críticas e pouca repercussão na região.

IDEIAS/LIVROS – Preservar a História: tema constitucional (artigo de Hélio Cesar Rosas).

SANTO ANDRÉ – Santuário de umbanda está semidestruído na área do Pedroso.

 

Em 6 de janeiro de...

1916 – Do noticiário do Estadão: ''Estiveram bastante animados os festejos relativos à entrada do ano novo em São Caetano. Na madrugada do dia 1º a população foi despertada pela banda musical das Indústrias Reunidas F. Matarazzo, que percorreu as principais ruas dirigindo-se, depois, às residências das nossas autoridades, onde executou alguns números escolhidos''.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ''os austríacos abandonam Chernivtsi (Ucrânia); os russos ocupam as colinas que dominam a cidade''.

Comentário: ''manda a imparcialidade dizer que a situação dos aliados não é atualmente boa. Não é, pelo menos, boa no oriente'' (cf. Medeiros e Albuquerque, Cartas de Paris, dezembro 1915).

1931 – Choferes de praça entram em greve em São Paulo.

1966 – Têm início as obras de estaqueamento do Paço Municipal de São Bernardo.

 

1976 – Um carro blindado que transportava 200 mil cruzeiros do Bamerindus, de São Caetano a Ribeirão Pires, pega fogo na Avenida Capitão João, em Mauá. O dinheiro é recuperado, mas o veículo fica totalmente destruído.

 

Santos do Dia

São Carlo de Sezze (Itália, Sezze, 1613 - Roma, 1670). Frei franciscano. Tinha pouca instrução, mas escrevia belíssimas páginas espirituais e autobiográficas, numa gramática acidentada, porém, eficiente.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Reis Magos

André Corsino

Nilamão

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Morro Agudo, elevado a município em 1934, quando se separa de Orlândia; e Dirce Reis, elevado a município em 1990, quando se separa de São Francisco, na região de Jales.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;