Setecidades Titulo
Ônibus é considerado 'bom' por 48,5% da população
André Vieira
Tiago Dantas
27/10/2009 | 07:57
Compartilhar notícia


Os passageiros de ônibus de Santo André estão satisfeitos com a limpeza e a conservação dos veículos, mas ainda reclamam da espera nos pontos de parada e da lotação. Estes são os resultados de uma pesquisa de imagem e opinião do transporte coletivo apresentada ontem pela Prefeitura. Os dados coincidem com levantamento feito pelo Diário em junho.

A reportagem mostrou, na ocasião, que o serviço prestado pelas sete empresas concessionárias agradava aos moradores da cidade. A pesquisa da Prefeitura revela que 9% dos passageiros consideram o transporte público muito bom, enquanto 48,5% o acham bom. Outros 30,4% dos entrevistados entendem que os ônibus são regulares. O serviço foi avaliado como ruim por 7,4% e péssimo por 4,7%.

A demora para os coletivos passarem nos pontos de parada aos finais de semana desagrada 28,7% das pessoas consultadas pelos pesquisadores. O levantamento mostra, ainda, que 3% das viagens são feitas com carros superlotados, ou seja, com uma concentração maior que seis passageiros por metro quadrado. Este índice era de 2% no ano passado. Por outro lado, o número de itinerários feitos com metade dos veículos ocupados por pessoas em pé caiu de 16% para 6%.

'Temos quase 88% de aprovação (somando-se quem acha o serviço muito bom, bom e regular). As empresas permissionárias (Consórcio União Santo André e Expresso Guarará) têm consciência de que precisam prestar serviço de qualidade", diz Alberto Rodrigues Casalinho, secretário de Obras e Serviços Públicos.

Sobre a reclamação de que poucos ônibus passam de sábado e domingo, o secretário explica que a redução da frota é de 40%, menor que a diminuição no número de passageiros, de 60%. O problema da lotação, segundo o secretário, acontece em horários e pontos isolados. Para melhorar a condição no corredor da Avenida Dom Pedro I, por exemplo, a Viação Guarará colocou mais dois ônibus em circulação esta semana.

A pesquisa foi feita pela Oficina Consultores Associados. Entre junho e julho deste ano, foram ouvidas 1.585 passageiros de ônibus em 15 pontos do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;