Internacional Titulo
UE rejeita proposta de regresso da ex-família real
Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 15:12
Compartilhar notícia


O Parlamento Europeu rejeitou nesta quinta-feira uma proposta de exigir que a Itália permita o retorno dos varoes pertencentes a ex-família real, que vivem no exílio desde 1948, quando a Casa de Saboya foi acusada de apoiar o ditador Benito Mussolini. A proposta foi derrubada por 256 votos a favor contra 173, além de 13 abstençoes.

Membros conservadores do Parlamento haviam apresentado a proposta à UE dentro de um amplo informe sobre direitos humanos. A proposta diz que ``o exílio e a perpetuidade dos descendentes varoes é um castigo incomum e cruel que nao tem lugar na Europa moderna'.

Também exigiam que a Austria colocasse um ponto final às restriçoes aos membros de sua ex-família real, os Habsburgos, derrubados depois da Primeira Guerra Mundial. A votaçao é um revés aos esforços da ex-família real de obter acordo constitucional para que possam regressar à pátria. A emenda está no Parlamento italiano, mas ficou estagnada no Senado desde 1998 depois de aprovada pela Câmara Baixa.

Embora uma resoluçao do Parlamento Europeu nao seja obrigatória para o governo italiano, pediria à Comissao Executiva da UE a adotar medidas legais contra Itália e Austria no alto tribunal da UE se, em seis meses, nao fossem adotadas medidas para acabar com o exílio dos varoes de Sabóia.

A Itália aboliu a Monarquia em um plebiscito realizado em 1946 e que levou ao exílio o rei Umberto II, depois de um reinado de apenas 26 dias. Seu herdeiro, Victor Manuel, só tinha 9 anos quando deixou o país com o pai. Hoje, aos 63 anos, reside na Suíça e lidera a campanha para acabar com esse exílio.

Em entrevista ao diário La Stampa, Victor disse que seu avô, rei Victor Manuel III, foi obrigado pelos fascistas a assinar leis racistas, afirmando que essa é a hora de deixar de lado as acusaçoes contra sua família.

``Nao sei porque continuam me atacando com histórias velhas. Isso é coisa do passado. Nao tem nada a ver comigo, nem com minha família', disse Victor Manuel, segundo o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;