Internacional Titulo
Kennedy Jr. foi culpado pelo acidente que o matou, diz relatório
Do Diário do Grande ABC
23/06/2000 | 14:09
Compartilhar notícia


John F. Kennedy Jr. foi responsável pelo acidente de aviao que causou sua própria morte, da esposa e da cunhada, em 16 de de julho do ano passado. Investigadores federais norte-americanos chegaram a conclusao de que a causa do acidente foi a perda do controle da aeronave, pilotada por Kennedy Jr.

No informe que ainda será divulgado, os investigadores do Departamento Nacional para Segurança nos Transportes (NTSB, sigla em inglês) concluem que a ``causa provável' do acidente foi a ``desorientaçao espacial' da qual foi vítima o jovem piloto na tarde de 16 de julho de 1999, quando se aproximava da ilha de Martha's Vineyard (Massachusetts, noroeste) no comando de seu pequeno aviao de turismo.

A ``desorientaçao espacial' é uma forma de vertigem que provoca a perda do controle do aviao quando o piloto já nao pode distinguir o horizonte, e nao é capaz entao de julgar qual é a orientaçao correta do aviao.

O filho do ex-presidente John Kennedy teria cometido o erro de iniciar o vôo ao cair da noite, num momento em que as condiçoes de visibilidade eram ruins devido à espessa neblina causada pelo calor e pela evaporaçao sobre o oceano.

Os últimos dados de radar obtidos pelos investigadores mostram que o aviao entrou em uma desenfreada espiral descendente de 1.500 metros por minuto, quando uma queda normal é de 150 ou 200 metros por minuto.

Segundo um informe preliminar do NTSB publicado em julho de 1999, ao examinar os restos do aviao recuperados no fundo do oceano, nao foram encontrados vestígios de ``avaria em vôo ou fogo'. Os investigadores notaram também a ausência de ``indicaçoes de falhas na fuselagem anteriores ao impacto'.

O relatório final será apresentado pela Comissao Nacional de Segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;